Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Estudante da rede pública estadual é premiado na Mostratec

Por: Caroline Mesquita - 31/10/2017 - 12:50

Foto: Divulgação

O estudante Caio Vinicius Lima de Souza, 15 anos, foi premiado na 32ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. O projeto “Estudo da conversão fotovoltaica através de um modelo de dessalinizador para geração de energia elétrica” conquistou o 1º lugar na categoria Ciências Ambientais. A premiação ocorreu na última sexta-feira, 27, na cidade de Novo Hamburgo/RS.

O aluno ganhou uma bolsa de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e teve seu trabalho selecionado para representar o Brasil, com todas as despesas pagas, na maior feira pré-universitária de ciências do mundo, a Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF), que será realizada em maio de 2018, na Pensilvania (EUA).  

A Mostratec obteve nesta edição mais de 420 projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, oriundos de mais 20 países, feitos por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.  O projeto de Caio Vinicius, que propõe medidas alternativas de água e energia para o distrito de Sucuriju, no Amapá, está entre os 10 melhores da feira.

“Eu já estava contente em participar da Mostratec, maior feira da América Latina, mas quando soube que fiquei e 1º lugar e que vou mostrar meu trabalho na Intel ISEF, quase não acreditei. Só agradeci muito a Deus e a todos que me ajudaram”, comenta.

Caio cursa o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, mas foi na 8ª série do Ensino Fundamental , na Escola Santina Rioli, que iniciou o projeto.