Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Abertas inscrições para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento

Por: Paula Monteiro - 09/11/2017 - 10:46

Foto: Divulgação.

A Câmara dos Deputados oferecerá um curso de formação para educadores de todo o Brasil interessados em trabalhar temas como cidadania, política e o papel do Poder Legislativo nas salas de aulas, por meio do Programa Missão Pedagógica no Parlamento. O programa é dedicado a professores, orientadores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas. A inscrição pode ser feita pela internet e segue aberta até o dia 13 de dezembro.

Podem participar professores regentes, coordenadores e orientadores de escolas públicas, nos ensinos fundamental e médio, com graduação concluída. Para participar, é necessário se inscrever e passar pelo processo seletivo. Nele, todos os 432 inscritos serão sorteados eletronicamente, onde 16 educadores, por Estado, serão selecionados para participar do curso a distância “Educação para democracia e o Parlamento”. Destes, dois educadores de cada estado- com o melhor desempenho no curso- serão selecionados para o Programa Missão Pedagógica.

Na fase presencial do programa, os selecionados vão até Brasília (DF) para conhecer a Câmara dos Deputados e vivenciar conhecimentos relacionados ao Parlamento e a educação para democracia nas escolas. As despesas para a participação serão custeadas pela Câmara dos Deputados. Já na fase à distância, no módulo de aplicação, os participantes irão desenvolver e executar o projeto de educação para democracia em sua comunidade escolar aplicando os princípios vivenciados durante a formação. Todo o processo será supervisionado por tutores.

Os participantes que concluírem a formação receberão certificação de 120 horas. A Divulgação do resultado do sorteio eletrônico está prevista para o dia 15 de dezembro e o resultado final do processo seletivo para 7 de maio de 2018. O programa terá início em junho de 2018.