Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Programa levará professores da rede estadual para capacitação nos Estados Unidos

Por: Paula Monteiro - 10/11/2017 - 15:19

O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI), de iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), selecionou cinco professores no Amapá para passarem seis semanas em uma universidade nos Estados Unidos. Os docentes participarão de atividades acadêmicas e culturais com todas as despesas pagas. A viagem está prevista para janeiro de 2018.  

O PDPI busca capacitar professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. O programa oferecerá para estes professores curso intensivo de seis semanas em uma universidade nos Estados Unidos. Lá, eles vão poder fortalecer o domínio da língua inglesa, vivenciar a cultura do país estrangeiro, bem como ter a oportunidade de fazer parcerias com universidades e professores americanos visando futuros intercâmbios de docentes e de alunos entre os dois países.

Serão três modalidades de curso, ficando a critério do comitê de seleção a indicação da modalidade a ser cursada nos EUA para cada candidato com base na pontuação do exame de proficiência de língua inglesa. Serão oferecidos: curso de desenvolvimento de metodologias, voltado para professores com conhecimentos  avançados na língua inglesa e que visam desenvolver e/ou aprender novas metodologias de ensino-aprendizagem; e cursos  de  aprimoramento  em  inglês,  nos  níveis intermediário  I  e  II,  voltados  para  professores  que necessitem melhorar habilidades específicas na língua inglesa.

A professora Michele Azevedo de Souza, que atua nas escolas estaduais Professor Gabriel de Almeida Café e Professora Maria Carmelita do Carmo, foi uma das selecionadas no programa. Ela está ansiosa e com expectativa de adquirir novos conhecidos. “O meu curso envolve o desenvolvimento de novas metodologias para o ensino de língua inglesa, dessa forma, espero aprimorar a qualidade da minha forma de ensinar, com inovações, e transmitir esses ensinamentos aos demais colegas da área”, disse.

Confira a lista dos candidatos aprovados:

- Aldina Tatiana Silva Pereira

- Alessandro Gemaque Pantoja  

- Carla Augusta da Costa Santos de Castro   

- Iamile da Costa Carvalho

- Michele Azevedo de Souza