Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Seed realiza programação alusiva ao Novembro Azul

Por: Caroline Mesquita - 13/11/2017 - 10:48

Foto: Sem Autor da Midia

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) fará uma programação destinada aos servidores para alertar sobre os cuidados com a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata. O evento “Novembro Azul: a conscientização protege a vida” acontecerá na próxima terça-feira, 14 de novembro, de 8h às 12h, no hall e estacionamento da instituição. 
 
O Novembro Azul é dedicado a campanhas educativas e ações de prevenção ao câncer de próstata. A doença é a segunda mais frequente em homens brasileiros, depois do câncer de pele não melanoma. No Brasil, somente ano passado, o câncer de próstata foi diagnosticado em 61 mil homens, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). A forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce. 
 
Na Seed, a programação do Novembro Azul iniciará com um momento de acolhimento. Serão distribuídos laços azuis e frases motivacionais aos servidores, ao som do cantor amapaense Venilton Leal. Haverá também um espaço de oração com o padre Paulo Roberto, do Instituto Joel Magalhães e palestra sobre “Saúde do homem”, com Roosevelt Pureza, coordenador da Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde.
 
Será dado depoimento de um servidor que venceu o câncer de próstata. Além disso, funcionários poderão dialogar sobre alimentação saudável com uma nutricionista. Terá serviços de testes de HIV, Sífilis e hepatite, além de fisioterapia, psicologia, ginástica laboral com educador físico e cuidados com a pele para os homens.
 
Novembro Azul
Escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O "Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença.