Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Servidores da Seed participam de workshop para aperfeiçoar atendimento ao público

Por: Paula Monteiro - 13/11/2017 - 14:17

Foto: Erich Macias

Buscando o aprimoramento do atendimento ao público e ao relacionamento social no ambiente de trabalho e familiar, os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciaram, na manhã desta segunda-feira, 13, o workshop que utiliza a técnica de Constelação Sistêmica. A capacitação é realizada em parceria pelos Poderes Executivo Estadual, Municipal e Judiciário, além do Ministério Público Estadual (MP-AP). Os servidores destas instituições participarão da formação nos dias 13 e 14 de novembro, no Museu Sacaca.

A Constelação Sistêmica é uma nova abordagem da psicologia sistêmica fenomenológica, direcionada às famílias e empresas para ajudar em todos os problemas de origem sistêmicas, desde os de relacionamento familiar a problemas de saúde física. No serviço público, a ferramenta aprimora o gerenciamento de conflitos e crises no ambiente de trabalho, humanizando, assim, o atendimento ao público, entre outros benefícios.

O workshop é ministrado pela professora e coordenadora de trabalhos de dinâmica de grupos de constelações familiares, Marilise Einsfeldt. Ela utiliza diversas dinâmicas e encenações que retratam situações do cotidiano com a participação do público mostrando o comportamento habitual do ser humano e exemplificando as melhores alternativas de solução.

A pedagoga Maria Ruth Gomes, de 39 anos,  aprovou a iniciativa. “É importante trabalhar o lado emocional para que a gente melhore o relacionamento no trabalho e na vida pessoal também”, disse.

Para a secretária de Educação, Goreth Sousa, a ferramenta Constelação Sistêmica fomenta a positividade e a tomada de decisões.  “Não basta termos apenas competências cognitivas, mas também competências socioemocionais. Esse projeto busca despertar nas pessoas a capacidade de se responsabilizarem pelos resultados de suas vidas e, assim, possam ter atitudes mais positivas”, afirmou.  

Programação

As ministrações serão feitas de forma segmentada por grupos de servidores, da seguinte forma: no dia 13, pela manhã para servidores da Educação, de 7h30 às 11h30. À tarde o workshop iniciará às 14h30, encerrando-se às 18h30 para os servidores do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defenap.

Na terça-feira, 14, inicia-se às 7h30 e prossegue até 11h30 para o público da segurança pública e Super Fácil, no auditório do Museu. No turno da tarde, de 14h às 16h30, será feita uma Prática de Constelação no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), tendo como personagens reeducandos de 18 a 20 anos. Às 17h o evento será retomado no auditório do Museu Sacaca, de 17h às 21h30 para os profissionais da saúde.

Após a realização dos workshops, os órgãos envolvidos ofertarão, em 2018, o Curso de Formação em Constelação Sistêmica, onde serão ofertadas 100 vagas distribuídas para servidores efetivos das instituições participantes. O curso ocorrerá em 6 módulos de 16 horas/aula cada, com aulas em dois dias da semana (sábado e domingo).