Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Site registra mais de 24 mil pré-matrículas no primeiro dia de acesso

Por: Minália Trugillo - 31/01/2018 - 18:04

Foto: Erich Macias

No primeiro dia da pré-matrícula na rede estadual de ensino e municipal de Macapá e Santana, mais de 24 mil pessoas escolheram as escolas onde pretendem estudar no ano letivo de 2018. O número, registrado até às 20h30 desta terça-feira, representa cerca de 50% das 49.407 pessoas que fizeram a Chamada Escolar e que devem participar do processo, nesta primeira etapa.

Após o site ser restabelecido, o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) contabilizou cerca de 150 pré-matrículas por minuto. Com a demanda, as escolas com maior concorrência esgotaram as vagas em menos de uma hora.

Além disso, o Prodap constatou a tentativa de, em média, três acessos em diferentes pontos, para cada número de CPF. Mãe, pai e estudante, por exemplo, tentavam ao mesmo tempo consolidar a pré-matrícula, de aparelhos diferentes. Apesar do sistema não permitir a duplicação de CPF, a ação congestionou o site nas primeiras horas de acesso desta terça-feira.

Para evitar prejuízo ao estudante, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) prorrogou o prazo da pré-matrícula- para quem fez a Chamada Escolar - até às 23h59 do 1º de fevereiro. A confirmação da matrícula só ocorre com a entrega dos documentos na escola pretendida, que prossegue até o dia 2 de fevereiro.

Os demais prazos permanecem inalterados. Para quem não realizou a Chamada Escolar, nem a pré-matrícula ou não efetivou a matrícula nesta 1ª fase, deverá acessar o site www.escolapublica.ap.gov.br, no período de 6 a 8 de fevereiro. A efetivação da matrícula será até o dia 9 de fevereiro, com entrega dos documentos na unidade escolar escolhida conforme a pré-matrícula nos horários de 8h as 11h30 e de 14h as 17h30.

A Seed esclarece que nenhum estudante ficará sem vaga. O sistema reconhece o bairro informado na Chamada Escolar e disponibiliza a escola localizada na área mais próxima da residência do estudante.

A pré-matrícula estava prevista para começar na segunda-feira, 29. No entanto, foram detectados dois problemas distintos, um sobre falhas no equipamento responsável pelo processamento de dados dos sistemas do Governo do Amapá e outro na plataforma de acesso em função da grande demanda, causando a instabilidade no sistema, nas primeiras horas de acesso desta terça-feira. O site retornou instável, mas em poucas horas, normalizou o sistema em sua totalidade.

Polos de atendimento

A Seed disponibilizou 14 escolas que possuem laboratório de informática para a realização da pré-matrícula, em Macapá. O Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josiete Oliveira Barroso (Cepajob) e o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) também darão suporte. Em Santana, a população contará com o apoio de mais quatro escolas com acesso à internet.

O NTE estará disponível para atendimento e orientação nos casos de possíveis divergências na pré-matrícula. Pais ou responsáveis devem procurar o Núcleo, localizado no endereço Avenida Antônio Coelho de Carvalho, 1198, bairro Central, em Macapá.