Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Diretora escolar representa o Amapá em intercâmbio nos Estados Unidos

Por: Caroline Mesquita - 26/02/2018 - 17:48

Foto: Pedro Gomes

No período de 4 a 10 de março, a diretora da Escola Estadual Serafini Costaperária, Sara Trindade, participará de um intercâmbio nos Estados Unidos para conhecer experiências bem sucedidas na rede de ensino americana. A viagem faz parte da premiação recebida pela escola, na fase estadual, do Prêmio Gestão Escolar 2017.

O Prêmio Gestão Escolar é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e visa contribuir para a garantia de uma educação pública com qualidade, por meio do fomento da autoavaliação e da intervenção nos processos de gestão. Assim como, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão das escolas públicas, reconhecendo boas práticas, e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores.

Além da diretora amapaense, participarão do intercâmbio, os gestores escolares que foram destaque nos estados brasileiros e os vencedores das etapas nacionais. Eles embarcam para Brasília (DF) nesta quarta-feira, 28, para fazerem a entrevista de visto e receberem orientações preliminares sobre a programação. E no sábado, 3, viajam para para Washington DC, nos Estados Unidos. O intercâmbio é custeado pela Consed e pela Embaixada dos Estados Unidos.

Os gestores terão um panorama sobre a educação básica americana; o papel de organizações da sociedade civil em prol da educação; farão visitas a escolas e faculdades locais; observarão aulas; participarão de seminário sobre liderança e gestão escolar; e trocarão experiências com diretores, educadores, membros de associações de pais e mestres e conselhos escolares.

Para a diretora Sara Trindade, o intercâmbio permitirá conhecer novas práticas educativas, além de apresentar os projetos que desenvolve em sua escola, que atende alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “Entre os projetos de nossa escola está o ‘Reforçando e Aprendendo’, que trabalha por meio de paródias e poesias, no contraturno escolar, o reforço no aprendizado do aluno, melhorando a oralidade e resultados em exames externos”, comenta.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, parabenizou a escola Serafini Costaperária por buscar, na cultura, e na arte uma forma de reforçar o aprendizado dos estudantes. “A Escola Serafini é motivo de orgulho para todos nós. Que ela sirva de referência para todo o Estado do Amapá e o resto do Brasil. Com projetos inovadores como este, vamos atingir uma educação de qualidade”, considera Sousa.