Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Governo firma Cooperação Técnica para gestão compartilhada em escola de Santana

Por: Andreza Teixeira - 05/03/2018 - 15:06

Foto: Márcio Pinheiro

A Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, localizada na Área Portuária de Santana, a 17 km de Macapá, será beneficiada com o regime de gestão compartilhada entre Secretaria de Estado de Educação (Seed) e Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP) no ano letivo de 2018.

O Acordo de Cooperação, que firma o compromisso, foi assinado pelo comandante da PM/AP, coronel Rodolfo Pereira, e pela secretária de Educação, Goreth Sousa, nesta sexta-feira, 2, durante a cerimônia de formatura de início de ano letivo da Escola Estadual Antônio Messias Gonçalves da Silva, que contou com a presença do governador Waldez Góes.

Com a assinatura do acordo, a instituição santanense torna-se a terceira escola estadual do Amapá a adotar o sistema, modelo que teve início em 2017 em dois colégios da capital amapaense, a Escola Estadual Antônio Messias Gonçalves da Silva, administrada pela Seed e pela PM/AP, e a Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, com administração da Seed com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá (CBM/AP).

A implantação da gestão compartilhada na Escola Estadual Professor Afonso Arinos foi discutida em 2017 com a coordenação pedagógica, corpo docente da instituição e a comunidade local, que aprovou o regime por meio de votação em uma audiência pública.

Durante a solenidade, Waldez Góes destacou que o sucesso do novo modelo foi fundamental para que o governo estadual estendesse o regime à instituição santanense. “A comunidade aprovou de forma unânime o modelo de gestão compartilhada na Escola Estadual Afonso Arinos. Temos a certeza que essa medida será muito positiva para os alunos e para o município de Santana”, ressaltou Góes. Ele acrescentou que o objetivo é levar o modelo de gestão compartilhada aos municípios de Oiapoque e Laranjal do Jari.

Ex-diretor adjunto da Escola Estadual Antônio Messias, o tenente Leandro Cruz será o diretor da escola Afonso Arinos na gestão compartilhada. Ele enfatizou que as crianças e adolescentes santanenses terão acesso a um modelo no qual são desenvolvidas ações de cidadania, valores morais e éticos que ajudam no aprendizado escolar e, consequentemente, proporcionam ganhos no aprendizado escolar e comportamento do aluno.

“A comunidade sabe da importância da educação e acompanha os aspectos positivos conquistados pelas escolas que já adotaram a gestão compartilhada, por isso, ela sabe o quanto esta mudança é significativa para suas crianças e adolescentes. Observamos um aumento no número de matriculas após a implantação do modelo”, frisou Cruz. Ele lembrou que as aulas começam em 20 de março, data estabelecida devido a uma reforma pela qual a Afonso Arinos passa para receber os 800 alunos matriculados.

Goreth Sousa frisou que adoção do regime de gestão compartilhada em escolas estaduais é fruto de estudos, planejamento e discussões com a população desde o início da gestão e que já é possível observar resultados positivos. "O que vemos são estudantes emocionados, professores satisfeitos e a comunidade do entorno das escolas aprovando este novo modelo. Isto nos faz acreditar que devemos, sim, avançar com esta experiência em outros municípios deste Estado. E o primeiro passo é a implantação da gestão compartilhada na Escola Afonso Arinos", afirmou a secretária.