Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

GEA acompanha evolução da manutenção predial nas escolas estaduais

Por: Paula Monteiro - 03/04/2018 - 07:44

Foto: Erich Macias

O Governo do Estado do Amapá (GEA) está acompanhando de perto os trabalhos de manutenção predial e as políticas pedagógicas nas escolas da rede estadual de ensino. Por meio do Circuito Educação, uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seed) fará visitas técnicas às escolas da capital e demais municípios amapaenses para avaliar os avanços nos serviços de manutenção predial e acompanhar as políticas educacionais desenvolvidas pelos colégios.

O circuito foi retomado nesta segunda-feira, 2 de abril, com a visita da secretária de Educação, Goreth Sousa, às escolas Lauro Chaves; no bairro Muca, e Edgar Lino da Silva; no bairro Laguinho, ambas em Macapá. A ação visa acelerar os serviços de manutenção predial e finalizar os últimos detalhes da revitalização dos ambientes com trabalhos de vedação, reparos em banheiros, forros e telhados, troca de louças e fechaduras, podas de árvores, em algumas unidades, pintura geral do prédio e climatização.

A escola Professor Lauro de Carvalho Chaves está com a instalação das centrais de ar refrigerado sendo concluída. Todas as salas de aula receberam vedação nas janelas para tornar a climatização ainda mais eficiente. Um bloco em anexo, que estava desativado desde 2014, foi recuperado e, agora, voltou atender os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A unidade possui 996 estudantes matriculados nos três turnos e distribuídos nos ensinos fundamental I, II e EJA.

A Escola Edgar Lino da Silva está com a manutenção bastante avançada. A unidade já recebeu pintura geral no prédio, manutenção na passarela, descupinização no forro, revitalização no parque elétrico, entre outros pequenos serviços. A unidade atende 510 estudantes matriculados no Ensino Fundamental II. 

A Secretaria de Educação já encaminhou o pedido de reforma das quadras poliesportivas das escolas Lauro Chaves e Edgar Lino da Silva à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), responsável pela obra, e acompanha os processos para que os ambientes sejam recuperados o mais breve possível.

Investimentos

Ao longo deste ano, o Governo do Amapá investirá aproximadamente R$ 22 milhões em serviços nas escolas da rede estadual. Desde 2017, 30 escolas receberam manutenções elétricas e outras 25 unidades passaram por manutenção predial civil. As manutenções foram divididas em cinco lotes e ocorrem simultaneamente em diversas cidades, incluindo as do interior do Estado. O Governo do Amapá executará os serviços em cerca de 70 unidades educacionais nos 16 municípios.