Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Governo do Amapá é parceiro de projeto sobre educação no trânsito

Por: Paula Monteiro - 05/04/2018 - 16:22

Foto: Pedro Gomes

Os estudantes da rede estadual de ensino público vão participar de um projeto para aprender sobre educação no trânsito e, assim, torná-lo mais seguro. Trata-se do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA). O lançamento do Projeto Fetran 2018 ocorreu nesta quinta-feira, 5, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP).

Durante o lançamento, foi assinado o Termo de Parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e PRF. No Fetran, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática “trânsito” nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Este é o terceiro ano que o Estado participa da iniciativa, que visa promover a educação para o trânsito e auxiliar na formação dos pedestres, ciclistas, passageiros e futuros motoristas, para um trânsito mais seguro.

Neste ano, o projeto atenderá 34 escolas (estaduais e municipais), sendo nove escolas estaduais em Macapá: Zolito Nunes; Antônio Figueiredo da Silva; Guanabara; Brasil Novo; Nossa Senhora de Nazaré; Serafini Costaperária; Josefa Jucileide e Nilton Balieiro, além da escola José Ribamar Teixeira, no município de Porto Grande.

O estudante Israel Santos, 17 anos, diz que o trânsito em frente à Escola Professor Antônio Figueiredo da Silva, localizada na comunidade Torrão do Matapi, melhorou significativamente depois que os estudantes e seus responsáveis passaram a pôr em prática as noções de regras e respeito no trânsito. “Aprendemos a como nos comportar no trânsito com o uso correto da faixa de pedestre, o uso obrigatório do cinto de segurança, entre outras coisas. Nossa escola fica às margens da rodovia, e isso foi muito importante para nós”, disse.

A secretária adjunta de Políticas da Educação, Dina Melo, ressaltou a importância de projetos como o Fetran na formação cidadã dos estudantes. “Participamos ativamente de projetos grandiosos como esse. Nosso objetivo é transformar nossos estudantes em cidadãos que utilizem suas competências sócio emocionais globais, exigidas no século 21”, frisou.  

Para o encerramento do projeto, em junho deste ano, os estudantes farão apresentações artísticas sobre o que aprenderam no projeto, no Teatro das Bacabeiras. Em 2017, o Fetran envolveu mais de 10 mil alunos e 600 professores no Amapá.