Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Encontro fortalece práticas pedagógicas inovadoras nas escolas da rede estadual

Por: Welligton Costa - 12/04/2018 - 17:14

Foto: Sem Autor da Midia

Teve início na manhã desta quinta-feira, 12, o I Encontro de Coordenadores Pedagógicos (Coped), promovido pelo Governo do Amapá, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP). Diretores e coordenadores escolares são o público-alvo do evento, que tem como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas vivenciadas no contexto escolar da rede estadual.

Quem participou do encontro, contou com acolhimento diferenciado e entrega de origamis do pássaro tsurú (ave sagrada do Japão, que simboliza sorte, felicidade, longevidade e fortuna), feito por alunos da Escola Estadual Tiradentes, os quais integram o projeto Semeando. “Dar bom dia, um abraço, perguntar se a pessoa está bem, são práticas simples que fazem a diferença, principalmente, para aliviar o estresse do dia a dia e começar bem qualquer atividade”, destacou a estudante Brenda Feio.

Pela manhã, o ponto alto da programação foi a palestra ‘O papel do coordenador pedagógico e as ferramentas de trabalho’, ministrada pelo pedagogo, coach e consultor educacional Almir Viana. Teve, ainda, a apresentação dos programas estaduais desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), como o Colabora Amapá, Programa de Aprendizagem do Amapá, Educação Empreendedora, Escola Verde, Escola Digital, Escola Conectada e Educação para a Paz (EducaPaz).

“Reconhecemos que falta melhorar os índices educacionais do nosso Estado. E estamos trabalhando para isso, fazendo parceria com outros estados e institutos que são referência no Brasil. Esse trabalho resultou em dois projetos já lançados e em andamento pela Seed: o Colabora Amapá e o Programa de Aprendizagem do Amapá”, reforçou a secretária de Educação, Goreth Sousa, que considerou o evento, como um dos processos que visa resgatar o papel do coordenador pedagógico e do diretor do estabelecimento de ensino, para desenvolver uma escola do novo saber para os estudantes.

Em formato de talk shows, foram apresentados, ainda, projetos premiados, desenvolvidos por escolas estaduais do Amapá. Diretores e coordenadores pedagógicos puderam interagir e trocar experiências.

“Nós, gestores, ficamos na escola e, às vezes, perdemos informações importantes. Vivenciar essas experiências executadas por outras escolas é maravilhoso. Através de novas práticas, muitas delas simples e, sem custo, podemos deixar as aulas mais atrativas”, frisou a diretora do Centro Cultural Franco-Amapaense, Leide Pinón.

O encontro continuará no período da tarde desta quinta-feira, com o lançamento do Catálogo das Capacitações 2018 da Seed, palestras sobre financiamento de projetos pedagógicos e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), encerrando com a premiação Professores do Brasil destaques do Amapá.