Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Começam as inscrições para o Enem 2018

Por: Wellington Costa - 07/05/2018 - 14:14

Foto: Divulgação/Inep

Começou nesta segunda-feira, 7, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Os candidatos terão até o dia 18 de maio para se inscrever no site www.enem.inep.gov.br, e até o dia 23 para pagar a taxa de R$ 82. Os candidatos que conseguiram isenção de pagamento da taxa também devem se cadastrar no site.

O participante deverá informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade na hora da inscrição. Também é obrigatório indicar um endereço de e-mail único e válido e um número de celular ou fixo que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utilizará para enviar informações relativas ao exame.

No momento da inscrição o candidato deve indicar o município onde quer realizar o exame e a língua estrangeira (inglês ou espanhol) na qual pretende fazer a prova. O candidato que necessitar de atendimento especializado ou específico deve fazer essa solicitação no ato da inscrição. Os candidatos que desejarem, também, poderão pedir atendimento pelo nome social.

O Núcleo de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) está pronto para tirar dúvidas dos candidatos. Todas as escolas de ensino médio irão mobilizar os estudantes, orientá-los e, aquelas que tiverem laboratórios de informática, estarão abertas para que sejam realizadas as inscrições.

Provas e novidades

As provas do Enem 2018 já estão definidas: 4 e 11 de novembro, ou seja, em dois domingos, como na última edição. Neste ano, porém, uma novidade: no segundo dia de provas, os candidatos terão 30 minutos a mais para responder às questões para as disciplinas ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Projeto Enem 2018

Com o intuito de reforçar o aprendizado e aplicar melhores estratégias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo do Estado do Amapá (GEA) lançou na última quinta-feira, 3, no Teatro das Bacabeiras, o “Projeto Enem 2018: as oportunidades só surgem se você as cria”. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com as secretarias de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) e da Juventude (Sejuv), é destinado a estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual e oferta aulas, junto a uma equipe de professores experientes no certame, para capacitar quem deseja conquistar uma vaga, bolsa, ou financiamento no ensino superior.

São 20 professores efetivos do Estado que participam do projeto. Este ano, além dos aulões que ocorrem periodicamente no Teatro das Bacabeiras, serão ofertados quatro polos de ensino: Projeto Minha Gente, Centro Cultural Franco-Amapaense, Centro de Educação Profissional do Amapá (CEPA) e Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, todos na capital. O Projeto Enem 2018 vai atender, também, estudantes do Amapá Jovem. As aulas iniciam ainda no mês de maio e serão realizadas aos sábados, a cada duas semanas. O cronograma de aulas e inscrições será disponibilizado na próxima semana no site da Seed.