Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Amapá incentiva participação de estudantes em maratona de tecnologia do Unicef

Por: Wellington Costa - 08/05/2018 - 15:07

Foto: Divulgação

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em parceria com a Samsung, está promovendo uma iniciativa para tentar reduzir a quantidade de crianças e adolescentes em atraso escolar. É a “Maratona Unicef Samsung” que quer reunir alunos e professores de escolas públicas, além de profissionais de tecnologia para, juntos, criarem aplicativos educacionais para dispositivos móveis (apps). As áreas a serem exploradas são de linguagens (língua portuguesa, arte, educação física e língua inglesa), matemática, ciências da natureza e ciências humanas (geografia e história).

O Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação (NTE/Seed) apoia e incentiva a participação das escolas da rede estadual de ensino do Amapá na maratona. As inscrições das equipes podem ser feitas no site maratona.brasilmaisti.com.br, onde também está disponível o regulamento. O prazo se encerra no dia 25 de maio.

Cada equipe deverá, obrigatoriamente, ser formada por cinco integrantes com os seguintes perfis: um professor atuante em escola pública; um aluno cursando o ensino médio em escola pública; um aluno de escola técnica ou instituto federal (cursando tecnologia da informação e/ou design); um aluno de graduação do curso de tecnologia da informação (cursando a partir do terceiro semestre) e um aluno de licenciatura (cursando a partir do terceiro ano ou 5º semestre). As equipes vencedoras receberão certificado, reconhecimento e bolsa no valor de R$ 1 mil, para cada participante.

Agenda

Encerrado o período de adesão, a maratona será dividida em três fases. Na primeira, que ocorre de 26 de maio a 11 de junho, as propostas inscritas serão avaliadas pela comissão julgadora. O resultado desta etapa e as 32 equipes selecionadas para seguir na disputa serão divulgadas no dia 12 de junho.

Já na segunda fase, de 12 de junho a 31 de julho, os selecionados irão desenvolver os aplicativos propostos, com sessões de tira-dúvidas e mentoria online técnica e pedagógica, durante todo o mês de julho. Ainda nessa etapa, os protótipos de apps passam por teste nas escolas do dia 1º a 30 de agosto.

Por fim, a terceira etapa contempla uma cerimônia de certificação e entrega da bolsa de benefício para cada participante na semana de 24 a 28 de setembro, em local a ser definido.