Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Aberto o prazo para preenchimento do Censo Escolar 2018

Por: Paula Monteiro - 30/05/2018 - 13:30

Foto: Erich Macias/Seed

Iniciou nessa quarta-feira, 30, a coleta de dados para o Censo Escolar 2018. Os gestores escolares das escolas públicas, privadas e federais de todo o país, deverão lançar os dados das unidades de ensino até 31 de julho, por meio do site educacenso.inep.gov.br. Nessa primeira etapa, os gestores ou responsáveis pela escola deverão realizar o preenchimento da matrícula inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, estudantes e profissionais escolares em sala de aula.

A abertura oficial do Censo da Educação Básica 2018 no Amapá ocorreu na manhã desta quarta-feira, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), em Macapá. O evento foi realizado pelo Centro de Pesquisas Educacionais (Cepe) da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O obtivo foi orientar os gestores escolares da rede estadual de ensino, sobre a importância do sistema para as políticas públicas da área educacional e social.

A secretária escolar da Escola Estadual Barão do Rio Branco, localizada no Centro de Macapá, Maria de Jesus, foi uma das educadoras que esteve presente na abertura. Ela participa diretamente do lançamento de dados para o censo escolar, há 15 anos, e sabe da importância dessa plataforma. “É uma grande responsabilidade levantar todas as informações da escola e lançar no sistema. Para mim é um trabalho prazeroso, pois sei que o censo escolar é fundamental para trazer benefícios para o colégio”, enfatizou a educadora.

Durante o mês de maio, secretários, gestores escolares ou responsáveis pela coleta de dados do Censo Escolar passaram por capacitações ministradas pelo Cepe. Três polos de treinamentos foram disponibilizados para atender às escolas da capital e interior do Estado.

Censo Escolar

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos da educação básica, de âmbito nacional, realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por meio dele, é possível fazer o levantamento sobre a infraestrutura das escolas, matrículas e funções docentes, abandono, reprovação e aprovação de alunos.

Os dados coletados são utilizados como base para planejamento e implementação de políticas públicas educacionais, desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O sistema é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).