Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Estudantes realizam apresentações artísticas sobre segurança no trânsito

Por: Caroline Mesquita - 06/06/2018 - 11:11

Foto: Pedro Gomes/Seed

Estudantes da rede estadual e municipal realizaram na tarde desta terça-feira, 5, no Teatro das Bacabeiras, em Macapá, apresentações artísticas referentes à segurança, conscientização, respeito e educação no trânsito. As atividades marcam o encerramento da 5º edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran).

O Fetran é realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceira com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), e secretarias municipais de Educação de Macapá, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene e Oiapoque. Neste ano, 34 escolas participaram do programa, que visa educar e sensibilizar o cidadão quanto às questões relacionadas ao trânsito, e auxiliar na formação dos pedestres, ciclistas, passageiros e futuros motoristas, para um trânsito mais seguro.

De acordo com o inspetor Aldo Balieiro, coordenador do Fetran, o programa orienta estudantes e professores com palestras sobre a importância do respeito às leis para evitar acidentes. Com esse conhecimento são desenvolvidas atividades pedagógicas que incluem transversalmente a temática “trânsito”, com a produção de trabalhos que envolvem teatro, maquetes, poesias, danças, criação de músicas, entre outros.

“Este ano, participaram do Fetran cerca de 16 mil alunos e 1500 profissionais da educação. Além deles, atingimos indiretamente os pais dos alunos também, na busca pela mudança de comportamento no trânsito para salvar vidas. Temos certeza que os participantes do projeto serão cidadãos mais conscientes e comprometidos por um trânsito cada vez mais seguro”, frisou Balieiro.

O Fetran é um dos parceiros do Programa Educação para a Paz, desenvolvido pela Seed, para promover a cultura da paz e a prevenção da violência para a melhoria da convivência nas unidades educacionais. Participaram do Fetran as escolas estaduais Zolito Nunes, Antônio Figueiredo da Silva, Guanabara, Brasil Novo, Nossa Senhora de Nazaré, Serafini Costaperária, Josefa Jucileide, Nilton Balieiro e José Ribamar Teixeira. A estudante Fernanda Santana, 15 anos, estuda o 9º ano na Escola Zolito Nunes. Ela e sua turma apresentaram uma paródia da música Trem Bala, da cantora Ana Vilela. Na canção, os próprios alunos alteraram a letra para encaixar com palavras de reflexão sobre paz na escola e respeito no trânsito.

“É muito importante trabalharmos essa temática, pois devemos combater toda e qualquer violência. O nosso trabalho trata sobre respeito e paz, que é o que se deve ter principalmente no trânsito, evitando desta forma brigas e acidentes”, comentou a estudante.

O estudante Vinícius Carvalho, do 4ª ano da Escola Estadual Jesus de Nazaré, tem apenas nove anos, mas já sabe a importância de respeitar as leis de trânsito. “Não pode ultrapassar o sinal vermelho e nem andar em alta velocidade. Tem que dar preferência às pessoas que estão na faixa de pedestre e sempre usar o cinto de segurança. Tudo isso é para o nosso bem e das pessoas que estão no trânsito”, citou o menino, sobre as ações que todos devem ter no trânsito.