Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

‘Capacitar e cuidar da saúde do professor vai elevar o ensino’, diz aluno sobre o Cveduc

Por: Caroline Mesquita - 29/06/2018 - 09:06

Foto: Erich Macias/Seed

Melhorar a qualidade de ensino no Amapá significa, também, capacitar e cuidar do completo bem-estar físico, mental e social de estudantes e servidores atuantes na educação. Com esse objetivo, o Governo do Estado do Amapá (GEA) inaugurou nesta quinta-feira, 28, o Centro de Valorização da Educação (CVEDUC), espaço que visa à qualidade de vida e o desenvolvimento profissional desse público.

O novo ambiente proporciona mais conforto e comodidade aos usuários, bem como a ampliação dos serviços de apoio à saúde e qualificação. O Centro de Valorização da Educação funciona em horário comercial, de 8h as 12h e das 14h às 18h. Nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, o atendimento é direcionado aos servidores da educação; na terça e quinta-feira, aos estudantes da rede estadual de ensino.

O CVEDUC oferta atendimento psicológico, nutricional, oftalmológico, fisioterapêutico, socioassistencial, odontológicos; presta auxílio de educadores físicos, terapias de grupo, educação financeira e diversas formações educacionais. O espaço reúne sete setores da Secretaria de Estado da Educação (Seed), incluindo Núcleo de Ouvidoria, Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando e Núcleo de Alimentação Escolar. A expectativa é atender, em média, 100 pessoas por dia. Um saldo de 24 mil atendimentos por ano.

Pablo Miranda, 18 anos, cursa o 3º ano na Escola Estadual Augusto dos Anjos. Para ele, o Centro de Valorização da Educação, além de cuidar dos estudantes, proporcionará um ganho na melhoria do ensino em sala de aula. “Capacitar e cuidar da saúde do professor vai elevar o ensino em sala de aula, porque teremos profissionais mais bem preparados e especializados. Assim, diretamente, eu também estarei mais preparado para exames e vestibulares”, analisou o estudante.

O diretor Cleverton Nélio Oliveira, da Escola Estadual Profº Lucimar Amoras Del Castillo foi conhecer o CVEDUC e aprovou a iniciativa do governo. “Demonstra compromisso com a educação e preocupação com a vida dos servidores e estudantes”, avaliou o gestor.

“Dar formação continuada aos professores é essencial, porque é o que alimenta a qualidade de ensino. Desta forma, a escola possui profissionais da educação inovadores, que utilizam novas práticas pedagógicas e recursos tecnológicos em suas aulas”, acrescentou Oliveira.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, frisa que o CVEDUC cria condições para que os docentes desenvolvam bem o processo de ensino-aprendizagem e eleva a qualidade de vida emocional e cognitiva de estudantes e servidores da educação. “Quando se faz uma política de educação voltada para saúde e capacitação dos servidores e estudantes, os resultados são sempre positivos. Temos agora um espaço acolhedor que vai fornecer atendimento humanizado e desenvolver competência técnicas, gerenciais e socioemocionais”, enfatizou a secretária.