Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Amapá participa de encontro nacional sobre avanços na Educação

Por: Minália Trugillo - 04/12/2018 - 11:45

Foto: Sem Autor da Midia

Intensificar projetos e ações voltados para aprendizagem do estudante da rede pública estadual e melhorar os índices educacionais no Amapá. Esses, são os desafios do Governo do Amapá, a partir de 2019, na Educação. Para somar com essa proposta e debater novas experiências para o Estado, a secretária de Estado da Educação e vice-presidente do Conselho Nacional de Educação (Consed) Norte, Goreth Sousa, participou nesta segunda-feira, 3 de dezembro, da última reunião ordinária do Conselho, realizada em Goiás.

O evento, que reuniu secretários de Educação de todo o Brasil, avaliou o resultado dos grupos de trabalho, formados por técnicos e coordenadores das secretarias dos estados e do Distrito Federal, em 2017/2018, e elaborou uma carta de sugestões para os próximos anos.

Segundo Goreth Sousa, o Amapá começa a escrever uma nova história na educação pública, através de projetos como Colabora Amapá Educação, Programa Educação para a Paz (Epaz) e pactos pela aprendizagem do estudante que estão sendo construídos na rede. Para isso, ela reforça a importância dos grupos de trabalho realizados pelo Consed e a representatividade do Amapá em todos os GTs.

“Temos que mobilizar todos os atores que fazem parte do dia a dia da escola, em direção ao desafio de garantirmos a aprendizagem do estudante, estabelecendo ações efetivas para o próximo quadriênio na Educação do Brasil e do Amapá”, considerou a secretária de Estado da Educação.

A secretária complementa que a revolução na educação, só será possível se o governo atuar em conjunto com os municípios, prefeituras e secretarias de educação municipais e de outros estados, aplicando políticas públicas eficientes, inovadoras e sem políticas partidárias.

Durante a reunião ordinária do Conselho, os secretários-coordenadores dos grupos de trabalho apresentaram uma devolutiva dos seis GTs em atividade: Ensino Médio, Avaliação da Educação, Inovação e Tecnologia, Financiamento da Educação, Gestão Escolar e Formação Continuada de Professores.

Responsável pelo GT do Ensino Médio, o secretário Aléssio Trindade (PB), destacou a valorização dos servidores das secretarias por meio da oferta de formação. Também falou sobre a liderança que o GT exerceu sobre as discussões do Ensino Médio, da Base Comum e das Diretrizes Nacionais.

Coordenador do GT de Avaliação da Educação, o secretário Fred Amancio (PE), reforçou a necessidade de ampliar o uso das avaliações, além da articulação das avaliações com a BNCC. Amancio defendeu ainda a continuidade sobre consórcio entre estados para aplicação de avaliações externas.