Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Encontro fomenta debate sobre desafios da educação para jovens e adultos

Por: Paula Monteiro - 11/12/2018 - 12:41

Foto: Erich Macias/Seed

Nos dias 11 e 12 de dezembro, acontece o I Encontro Estadual da Educação de Jovens e Adultos, na Igreja Assembleia de Deus - A Pioneira, no Centro de Macapá. De iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o evento tem como objetivo refletir sobre os múltiplos desafios vivenciados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Amapá, buscando caminhos para superá-los através da integração das esferas governamentais.

O encontro, cujo tema é “Em defesa dos direitos da Educação ao longo da vida”, visa sensibilizar educadores e o poder público fomentando a discussão, socialização e elaboração de propostas (roda de conversa) que promovam o enfrentamento dos principais desafios presentes no cotidiano de educadores, pedagogos e gestores na perspectiva de educação inclusiva, participativa e de qualidade.

O Amapá possui 123 escolas estaduais que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre os principais desafios para a conclusão dos estudos está a evasão escolar, segundo explicou a gerente do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja), Adriana Távora. “A maioria dos nossos estudantes são idosos e fatores externos como o trabalho, no caso dos adultos, atrapalham no aprendizado e eles acabam desistindo”, constatou.

Após as discussões, serão alinhadas as propostas que atendam às especificidades da modalidade em cumprimento das principais metas e estratégias do Plano Estadual de Educação (PEE). A ideia é identificar como e, de que forma, os poderes públicos podem criar soluções e ações integradas a fim de garantir mais qualidade na Educação de Jovens e Adultos a partir de 2019.