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Edital seleciona professores e grupos gestores para novas escolas de tempo integral

Por: Wellington Costa - 13/12/2018 - 10:39

Foto: Erich Macias/Seed

O Governo do Estado do Amapá lança nesta quinta-feira, 13, o edital do processo seletivo simplificado interno para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva para professores e grupo gestor das Escolas do Novo Saber – Ensino Médio em Tempo Integral. As inscrições e entrega dos documentos comprobatórios encerram-se no dia 21 de dezembro. O edital e seus anexos serão publicados no endereço eletrônico da Secretaria de Educação (Seed), www.seed.ap.gov.br.

O certame é voltado para servidores efetivos e estáveis da rede estadual de ensino e do quadro do ex-Território Federal do Amapá. Serão 370 vagas disponíveis, sendo 161 delas para início imediato e outras 209 do cadastro de reserva. As vagas são para diretores, diretores adjuntos, secretários escolares, coordenadores pedagógicos e professores efetivos, para atuação nas Escolas do Novo Saber – Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) dos municípios de Macapá, Santana e Porto Grande.

As inscrições acontecerão apenas presencialmente na Sala da Gerência do Programa de Escolas do Novo Saber, no complexo administrativo da Seed, localizado na Avenida FAB, 096 – Centro, no horário de 9h às 18h. O candidato deve preencher a ficha de inscrição (anexa ao edital), indicar o município de atuação na ficha e entregar os documentos comprobatórios na própria Gerência de Implantação das ETI, em envelope aberto, para conferência.

O processo se dará por análise documental, entrevista e curso de formação, todos de caráter eliminatório. Os candidatos às vagas de diretor também terão uma prova objetiva, no dia 9 de janeiro de 2019, com 20 questões objetivas composta por três temas: Modelo da Escola da Escolha (Modelo Pedagógico e Modelo de Gestão), Leitura e Interpretação de Dados Educacionais e Legislação Educacional Brasileira. O conteúdo referente à prova está disponível no link https: //goo.gl/MXiiBT.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 21 de janeiro. O regime de trabalho para o professor selecionado para atuar nas Escolas do Novo Saber é de 40 horas semanais (manhã e tarde) conforme Lei nº 2.283/2017, vedado o ingresso de professor que acumule cargos efetivos que ultrapassem essa carga horária por semana (60h ou 80h), ou que seja inferior (20h).

Bolsa de Incentivo

Os professores que estejam em efetivo exercício de sala de aula, bem como os coordenadores pedagógicos, que atuam em atividades pertinentes ao Programa das Escolas do Novo Saber receberão uma Bolsa de Incentivo no valor de R$ 500 (quinhentos reais) mensais, conforme previsto na Lei Estadual nº 2278/2017, além do salário a que já fazem jus.

A bolsa não se estenderá para os casos de profissionais em férias, licenças ou qualquer outro tipo de afastamento. O benefício não possui natureza salarial, não incidindo sobre ele contribuições previdenciárias e impostos legais.

Expansão das Escolas do Novo Saber

A partir de 2019, a rede estadual de educação contará com mais quatro escolas do Novo Saber (tempo integral). O Governo do Amapá aderiu à Portaria Nº 1.023/2018, do Ministério da Educação, que prevê a participação do estado no Programa de Fomento à Implantação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Emti).

Estão contempladas na adesão as escolas estaduais Jesus de Nazaré, Professor Lucimar Del Castillo e Maria Carmelita do Carmo, em Macapá; e Escola Elias Trajano, em Porto Grande. Juntas, as unidades vão atender 420 estudantes, com três turmas cada, em tempo integral. As escolas começam a ofertar a modalidade apenas na 1ª série do ensino médio e, gradativamente, vão expandido para a 2ª e 3ª séries.

A Secretaria de Estado da Educação já reuniu com a direção e representante de professores e coordenadores pedagógicos das escolas de tempo integral. Agora, as unidades de ensino realizarão reuniões com pais, estudantes e comunidade escolar para explicarem o novo modelo. Com a expansão, o Amapá passará a ter 12 escolas do Novo Saber, com atendimento de cerca de 4 mil estudantes.