Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Estudantes iniciam ano letivo com acolhimento nas Escolas do Novo Saber

Por: Paula Monteiro - 26/02/2019 - 08:39

Foto: Erich Macias/Seed

A expectativa e a curiosidade do primeiro dia em uma escola de tempo integral eram unânimes entre os estudantes novatos da Escola do Novo Saber Raimunda Virgolino, no bairro Pedrinhas, zona sul da capital. Nesta segunda-feira, 25, o ano letivo iniciou nas oito Escolas do Novo Saber, de Macapá e Santana, onde receberam os alunos novatos com aplausos e uma programação especial para identificar o Projeto de Vida de cada estudante.

O acolhimento aos estudantes novatos, realizados pelos veteranos, também foi estendido aos pais e responsáveis nas escolas: Colégio Amapaense, Tiradentes, Maria do Carmo Viana, José Firmo, em Macapá; Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves, em Santana. Na terça-feira, 26, às 7h30, começam as aulas para os calouros. E no dia seguinte, 27, no mesmo horário, iniciam as aulas dos alunos veteranos.

A dona de casa Cláudia Leão, 36 anos, estava ansiosa com o primeiro dia de aula do filho Paulo, 16 anos, que iniciará os estudos em um modelo de ensino integral, na primeira série do ensino médio." A gente fica imensamente feliz por ter uma escola de tempo integral em nosso bairro, já que essa localidade é tão carente. Estou confiante de que meu filho vai realizar o sonho de ser professor de educação física com a ajuda de um colégio como este", declarou Cláudia.

Apesar de tímido, Paulo não escondeu sua curiosidade sobre a Escola do Novo Saber. Ele quer entender, especialmente, sobre como funcionam os Clubes de Protagonismo Juvenil. "Pra mim vai ser muito diferente passar mais tempo na escola, mas acho que vai ser muito bom. Espero participar de clubes onde eu me sinta à vontade para desenvolver outras atividades que vão além da sala de aula”, disse o mais novo estudante da escola Raimunda Virgolino.

Os Clubes de Protagonismo são espaços dedicados ao desenvolvimento de diversas competências e habilidades fundamentais na criação do Projeto de Vida, como nas áreas de música, esporte ou leitura.

O acolhimento nas Escolas do Novo Saber possui uma dinâmica diferenciada, tanto para estudantes antigos quanto novos, assim como para os pais ou responsáveis. Ele é feito por estudantes veteranos e, também, por jovens protagonistas egressos de escolas de tempo integral de Pernambuco e consultores do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).

O estudante Francisco Tanylton, 16 anos, foi um dos estudantes veteranos que recepcionam os novatos. Já na segunda série do ensino médio, ele afirma que adquiriu mais responsabilidade e aprendeu a organizar melhor a sua rotina com o modelo de ensino em tempo integral. "Aqui, fui orientado sobre como tornar meus sonhos realidade através do Projeto de Vida. Também aprendi a trabalhar mais em grupo", disse.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, participou do acolhimento e frisou que o Governo do Estado do Amapá (GEA) segue investindo em uma nova cultura dentro da educação amapaense. "Estamos, todos, engajados em fazer da escola pública uma escola de qualidade, onde os professores recebem capacitação continuada e os alunos recebem acompanhamento e orientação necessários para realizarem seus sonhos", afirmou a gestora.

Entre os benefícios de estudar em uma Escola do Novo Saber, estão: ter aulas em laboratórios para aprender na prática; oportunidades para treinar liderança, construção de projetos de vida; clubes de protagonismo; aula das 7h30 às 17h, com direito a três refeições na escola, entre outros.

Novas Escolas do Novo Saber

No dia 20 de março será o início das aulas nas quatro novas Escolas do Novo Saber: Jesus de Nazaré, Professor Lucimar Del Castillo e Maria Carmelita do Carmo, em Macapá; e Escola Elias Trajano, no município de Porto Grande. Juntas, as unidades vão atender 420 estudantes, com três turmas cada, em tempo integral.

Início das aulas nas escolas de ensino regular

Cerca de 80% das escolas da rede estadual de ensino regular vão iniciar o ano letivo nesta semana. O restante deverá começar até o dia 11 de março.