Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição vai até 10 de abril

Por: Paula Monteiro - 05/04/2019 - 14:17

Foto: Erich Macias/Seed

Os estudantes que queiram solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, têm até o dia 10 de abril para realizar o procedimento. Para fazer o pedido, é necessário atender aos requisitos e acessar a página do estudante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A taxa para realizar o Enem custa R$ 85,00.

Para ter direito à gratuidade é preciso: estar cursando a última série do ensino médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; ter renda (por pessoa) igual ou menor que um salário mínimo e meio ou, ainda, estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 17 de abril. Caso a solicitação da isenção seja negada, o estudante poderá recorrer no período de 22 e 26 de abril. O pedido de isenção vem antes da inscrição que ocorrerá entre os dias 6 e 17 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de maio.

Central do Enem

Assim como todos os anos, o Governo do Amapá auxilia os concluintes do ensino médio que vão prestar o Enem, com diversas iniciativas. Em 2019, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), lançará o projeto Central do Enem “Todos a Caminho do Sucesso”.

A proposta é aprimorar a aprendizagem dos estudantes, oportunizando mais preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio e, ampliando o acesso ao ensino superior e, consequentemente, ao mercado de trabalho.

Através da Central, o participante do projeto terá acesso a aulas presenciais, atrativas, dinâmicas e contextualizadas, em seu contraturno escolar, gratuitamente. Também serão ofertadas aulas itinerantes aos sábados e aulão com revisões das disciplinas.