Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Escolas de Macapá estimulam aproximação da comunidade com ambiente educacional

Por: Paula Monteiro - 29/04/2019 - 09:32

Foto: Erich Macias/Seed

As escolas da rede estadual de ensino abriram suas portas à comunidade neste sábado, 27, em Macapá e Santana, em comemoração ao Dia Mundial da Educação, celebrado no dia 28 de abril. Para mostrar que a escola pode oferecer muito além do ensino e aprendizado, as unidades organizaram ações sociais com serviços básicos de saúde e cidadania, gratuitamente à população.

A Escola Estadual Predicanda Lopes, localizada no bairro Santa Rita, realizou a “Festa da Família” com serviços de saúde, distribuição de plantas, palestras sobre prevenção ao suicídio e automutilação; corte de cabelo; teatro infantil, entre outas atividades culturais e educativas. O gestor escolar da Predicanda, Glauber Lobato, ressaltou a importância de ações como essa para aproximar a escola da comunidade.

“Queremos mostrar que além do lado educacional, a escola pode e deve desenvolver ações sociais para trazer a comunidade para dentro da escola. Dessa forma, fortaleceremos esse vínculo tão importante para o estudante e comunidade em geral”, explicou o gestor.

A dona de casa, Elenilda Cavalcante, 44 anos, ficou satisfeita com a iniciativa. Ela aproveitou a oportunidade para receber atendimento oftalmológico. “Ações como essa são importantes, pois facilitam o nosso acesso a vários serviços de maneira rápida e organizada. Toda escola deveria fazer isso”, aprovou.

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seed) visitou escolas de Macapá e Santana para acompanhar a programação realizada nas unidades. Em visita à escola Predicanda, a secretária de Educação, Goreth Sousa, reforçou que a educação é de responsabilidade de todos: poder público, família e comunidade escolar.

“Temos que incentivar nossas escolas a se aproximarem das suas comunidades, do seu ambiente social e, assim, melhorar a qualidade de vida da sociedade”, concluiu Goreth.

Dia Mundial da Educação

O Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de abril. A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.