Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Programa de Aprendizagem do Amapá é debatido em Santana

Por: Caroline Mesquita - 09/05/2019 - 18:22

Foto: Pedro Gomes/Seed

Nesta quinta-feira, 9, o Circuito Educação chegou à Santana, segundo município mais populoso do Estado,  para tratar sobre o Programa de Aprendizagem do Amapá (Paap), uma das ações do Programa Colabora Amapá – Eixo Educação. O objetivo é fortalecer o regime de colaboração entre o poder estadual e municipal para alfabetizar, com eficiência e qualidade, os mais de 12 mil alunos matriculados do 1º ao 5º do ensino fundamental nesta rede municipal de ensino.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Souza, foi recebida pelo prefeito da cidade, Ofirney Salada, pela secretária municipal de Educação, Carmem Queiroz, e sua equipe técnica, na Prefeitura Municipal de Santana. Na oportunidade, foi destacado a necessidade dos 16 municípios amapaenses, principalmente o segundo com maior população do Estado,  se integrarem ao Paap, estratégia que vai transformar o Amapá no maior estado alfabetizador do Brasil.

“O governo já investiu em material didático para todas as escolas que trabalham do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, bem como está dando formação continuada aos professores. Há muitos ganhos na aprendizagem do estudante e não vamos perdê-los. Temos que evitar a evasão escolar e proporcionar que o estudante aprenda na idade certa. O Estado tem que apoiar o município”, frisou Goreth Sousa.

A secretária municipal de Educação de Santana, Carmem Queiroz, informou que dos mais de 400 professores da rede, cerca de 95% já estão formados pelo Programa de Aprendizagem do Amapá. A expectativa agora é avançar cada vez mais, com uma responsabilidade maior, e envolver bem os gestores e professores da área.

“Precisamos de um apoio maior para a equipe, pois podemos fazer a diferença no processo de ensino aprendizagem da alfabetização da criança, no letramento. Essa parceria vai fortalecer o aprendizado do aluno”, sublinhou Queiroz.

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, considerou que agora, após o acesso ao material didático do Paap, é essencial qualificar bem os professores, para que eles desempenhem um excelente trabalho em sala de aula, com os materiais didáticos. “Temos que trabalhar essa parceria entre governo e prefeitura, compartilhar transportes, principalmente nas zonas rurais, e compartilhar conhecimento, informações e profissionais para que a gente possa ver o Estado do Amapá, como um todo, um grande desenvolvimento na área da Educação”, pontuou Sadala.