quarta, 26 de junho de 2019 - 10:25h
Aluna da escola Gabriel de Almeida Café vence concurso da mascote da Central do Enem
Gabriela Souza ganhou R$ 500 no concurso e pretende gastar o dinheiro na compra de livros para intensificar os estudos.
Foto: Pedro Gomes/Seed
Gabriela Souza recebeu a premiação nesta quarta-feira, 26, segundo dia do aulão da Central do Enem, no Teatro das Bacabeiras

A estudante Gabriela Leitão Souza é a criadora da mascote que vai representar a “Central do Enem: Todos a caminho do sucesso” - preparatório gratuito ofertado pelo governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O resultado do concurso e a entrega do prêmio de 500 reais aconteceu no segundo dia de aulão show, realizado na tarde desta quarta-feira, 26, no Teatro das Bacabeiras, em Macapá.

Gabriela tem 16 anos e é aluna do 3ª ano da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café. Ela frequenta, no contraturno escolar, as aulas da Central do Enem no polo localizado na sua própria escola e, por gostar de desenhar, resolveu participar do concurso. Seu desenho chama-se “Feliciano”. Ele é uma fênix, nas cores verde e amarela, e possui iconografia Maracá e Cunani.

A jovem explica que a ideia é apresentar uma mascote que tenha força e a oportunidade de se renovar. “Estamos em fase de transição do ensino médio para o ensino superior, então, é importante ter garra para estudar e também saber se reinventar. Com o dinheiro da premiação pretendo comprar alguns livros e focar nos estudos”, comentou a ganhadora.

Criatividade, originalidade, relação com o tema e clareza foram os critérios avaliados no desenho pela coordenação da Central do Enem. Além disso, era obrigatório que a mascote possuísse características regionalizadas, relacionados à cultura e patrimônio do Amapá.

A secretária adjunta de Política Educacional da Seed, Neurizete Nascimento, enfatiza que o objetivo do concurso é estimular a produção artística dos estudantes, bem como dar uma identidade personificada para o programa. A premiação foi toda custeada por servidores da Seed. “Ficamos felizes pela participação dos estudantes, pela criatividade, e por fazerem parte da Central do Enem”, agradeceu a gestora.

As aulas da Central do Enem no primeiro semestre encerraram nesta quarta-feira, 26. O mês de julho será de recesso e as atividades retornam no mês de agosto.