segunda, 07 de novembro de 2022 - 20:59h
Criança Alfabetizada: Governo forma gestores para a aplicação de provas do Sispaeap 2022
Avaliação acontece nos dias 9 e 10 de novembro com objetivo de mensurar os índices educacionais dos municípios amapaenses.
Por: Bárbara Ribeiro
Foto: Vandy Ribeiro/Ascom Seed
A ação foi feita no auditório da Faculdade Estácio e visa o comprometimento dos gestores na avaliação dos índices educacionais do estado.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) capacitou nesta segunda-feira, 7, os gestores e coordenadores pedagógicos de Macapá para aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (Sispaeap), previstas para serem aplicadas nos dias 9 e 10 de novembro para crianças do 2º, 5º e 9º das redes estadual e municipais de ensino. 

O Sispaeap é uma ação estratégica do Programa Criança Alfabetizada e tem o objetivo de mensurar os índices educacionais no Amapá - os resultados da avaliação são estratégicos pois auxiliam na elaboração de políticas públicas de ensino e incidem sobre a distribuição do ICMS aos municípios. 

Na capacitação, a Seed orienta os participantes sobre eventuais situações que podem ocorrer durante as provas. Outro objetivo é incentivar o engajamento de cada comunidade escolar para que seja feito uma busca ativa dos estudantes aptos a  prestarem o exame, para que tenha 100% de participação em todas as instituições de ensino, como reforçou a gestora da Seed, Goreth Sousa. 

“Precisamos que os alunos participem porque só assim podemos mudar as estratégias educacionais, tudo de acordo com o nível de fluência dos nossos alunos. E também, poder premiar as escolas que atingiram os resultados desejados”, pontuou Sousa.

A Seed já capacitou professores envolvidos nos testes. 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP
(96) 31312-200
seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá