Durante três dias, cerca de 50 professores que atuam nas Escolas do Novo Saber (Tempo Integral) passaram por formação do STEM Brasil. A ideia é oferecer uma melhor preparação para os profissionais, voltada para o uso prático dos conhecimentos teóricos das disciplinas de matemática, biologia, física e química, utilizando uma metodologia baseada em projetos de práticas experimentais com o intuito de promover a iniciação científica dos alunos.
Com esse novo repertório, o docente pode enriquecer suas estratégias didáticas, de forma a despertar mais facilmente o interesse dos alunos e fazê-los compreender para quê servem certos conhecimentos e criar soluções para problemas de suas vidas.
“A formação veio para desmistificar a ideia de que somente com produtos caros, maquinários de ponta, e outros objetos, é possível fazer ciência, por exemplo. Utilizar materiais de baixo custo, ou até mesmo sucata, pode ser uma forma de impulsionar o processo criativo nas atividades escolares”, destacou a coordenadora de Implantação do Ensino de Tempo Integral no Amapá, Carla Beatriz.
Ao final da formação foi possível socializar as atividades e integrar as diferentes disciplinas em projetos inovadores, os professores que participaram da iniciativa farão parte de uma grande rede colaborativa de aprendizagem através da plataforma disponibilizada pela fundação e que também poderá ser utilizada pelos alunos. Estão previstas ainda outras duas formações em 2017 pelo STEM Brasil para os professores de Ciências da Natureza e Matemática que atuam nas Escolas do Novo Saber.