sábado, 08 de agosto de 2020 - 14:16h
Rede estadual de ensino retoma aulas não presenciais na segunda-feira, 10
A volta às aulas segue o plano estratégico da Seed para manter o vínculo com os estudantes e aliviar os prejuízos ocasionados pela pandemia.
Por: Valdeí Balieiro
Foto: Valdeí Balieiro
Desde o início e sem a estimativa de quando a pandemia irá acabar, o Amapá passou a analisar possibilidades de retomar as aulas sem comprometer a saúde de seus estudantes e educadores.

As escolas estaduais do Amapá retornarão às aulas não presenciais, ou seja, de forma remota, a partir do próximo dia 10 de agosto. A secretaria de Estado da Educação (Seed) organizou um plano estratégico que inclui atividades on-line, através do Portal Aprendizagem em Casa, videoaulas, livro didático, atividades impressas e transmissão das aulas através da TV Assembleia.

No período de 3 a 7 de agosto foi realizada a semana pedagógica da rede estadual. Gestores, coordenadores pedagógicos e professores participaram da formação e realizaram o planejamento para viabilizar o atendimento aos estudantes de forma não presencial. Cada escola define seu plano de ação com base nas diretrizes estabelecidas pela secretaria de Estado da Educação.

Para o fortalecimento das ações pedagógicas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram distribuídos 88 mil kits pedagógicos do programa Criança Alfabetizada. São contempladas com esse material escolas das redes municipais e estadual.

De acordo com a Seed, o principal desafio dessa retomada será monitorar a participação dos estudantes e não deixar nenhum aluno desconectado com a unidade escolar, por isso, a utilização da tecnologia, livros didáticos, materiais impressos e uma avaliação diagnóstica possibilitará saber se o aluno está conseguindo assimilar essa nova forma de ensino.

Ainda segundo a Seed, para implementar as estratégias de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), cada escola recebeu orientação de técnicos da secretaria para elaboração de seu plano de trabalho, levando em consideração, levantamento de equipamentos e recursos educacionais digitais necessários.

Das plataformas e recursos disponíveis

Aprendizagem em Casa: reúne recursos educacionais digitais da Seed e parceiros, além de disponibilizar orientações à comunidade escolar para esse período de suspensão das aulas presenciais como medida de prevenção ao contágio de covid-19.

Aprendizagem em Casa TV: São programações educativas transmitidas pela TV Assembleia por meio do canal aberto 57.2.

SigEduc: é o Sistema Integrado de Gestão da Educação, uma plataforma que reúne informações administrativas e acadêmicas para alunos e professores. Essa ferramenta também possui o ambiente Sala Virtual com espaços para o professor transmitir aulas ao vivo ou deixar gravadas e interagir com seus alunos.

Criança alfabetizada: é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado em regime de colaboração com os 16 municípios, que busca disponibilizar ferramentas para alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa. Esse programa já disponibilizou mais de 88 mil kits pedagógicos para todas as escolas do Amapá.

Central do Enem: é um programa do Governo do Estado que trabalha a preparação de estudante para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a suspensão das aulas, o programa ganhou espaço em um canal no YouTube, onde disponibiliza videoaulas produzidas por professores amapaenses.

Central de Vídeos: Traz videoaulas relacionadas as áreas de conhecimentos do Enem.

AprendiZap: é um recurso digital que compartilha conteúdos educacionais, de forma gratuita, fundamentados na Base Nacional Comum Curricular, que auxiliarão na preparação de estudantes e de professores. A ferramenta simula uma conversa na rede social WhatsApp, mas o seu conteúdo é todo voltado para a aprendizagem.

Ismart On-line: é uma ferramenta de aprendizagem disponibilizada, de forma gratuita, com conteúdos das disciplinas de Linguagens e Matemática disponíveis para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Os cursos têm entre 15 e 30 módulos e são compostos por atividades variadas como videoaulas, resumos, exercícios, resolução dos exercícios, testes, desafios, etc.

Jovens Gênios: é uma plataforma gamificada, que une o lado lúdico ao contexto educacional, para aumentar engajamento dos pequenos estudantes. Todas as disciplinas são do ensino Fundamental 2 e desse processo são realizados relatórios de desempenho de cada aluno.

Resolve Sim: é uma ferramenta gratuita e que faz parte do portal Aprendizagem em Casa. Ele disponibiliza conteúdos educacionais aos estudantes do ensino médio para que possam continuar os estudos durante o isolamento social causado pela covid-19 e se prepararem para o Enem.

Simplifica: é um programa para criar experiências pedagógicas mediadas pela tecnologia e disponibilizadas gratuitamente para os estudantes do Ensino Fundamental: anos iniciais e finais.

Vamos aprender:  é uma plataforma que possui um acervo com todos os conteúdos que possibilitam a organização por etapa de ensino e área de conhecimento.