quinta, 09 de junho de 2022 - 12:51h
Escola Estadual Antônio Castro promove ação em razão ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Durante programação, estudantes tiveram contato com educação ambiental, no plantio de sementes e plantas.
Por: Bárbara Ribeiro
Foto: Bárbara Ribeiro / Ascom Seed
A programação provoca a reflexão e ação dos estudantes para com o meio ambiente.

A manhã desta quarta-feira, 8, foi de reflexão e aprendizado ambiental para a comunidade escolar da Escola Estadual Antônio Castro Monteiro, localizada na zona sul de Macapá. Os professores organizaram uma manhã de distribuição de sementes e plantio com os 280 estudantes do turno da manhã da instituição. A programação foi pensada em razão ao dia mundial do meio-ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

Durante a programação foram distribuídos aos estudantes, mudas de plantas e sementes frutíferas, ornamentais e medicinais para plantio. Algumas ficarão no terreno da escola e outras serão plantadas individualmente por cada estudante em suas casas, sob a orientação dos professores.

Segundo o professor de história da escola e organizador geral da programação, Benedito Alcântara, para dar prosseguimento a ação, foi pedido que cada estudante e professor trouxesse frutas, sementes, plantas e até terra de suas casas, para formar uma grande mandala no centro da quadra da escola, com elementos que a Terra proporciona.

“A mensagem da educação ambiental precisa ser levada a sério por todos. Nossa escola quer mostrar para o estado, para o mundo, que nós, seres humanos, precisamos pensar e repensar o jeito de viver na nossa Terra", pontuou o professor.

O estudante do 6º ano da escola, Thiago Saraiva, que foi escolhido para representar o Guardião Ambiental durante a programação, disse que a grande mensagem foi a de perceber o quanto somos dependentes da natureza.

“Tudo o que temos e comemos vem da Terra. Então se não cuidarmos, vamos adoecer ela e a nós mesmos. Recebi uma semente de andiroba para plantar em casa e vou cuidar bem dela”, relatou o estudante.

Dia Mundial do Meio-Ambiente

A data comemorativa foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Conferência de Estocolmo de 1972 e tem como objetivo chamar atenção da população mundial sobre a importância da preservação do meio ambiente para o planeta.