quarta, 10 de julho de 2019 - 10:13h
Seed presta contas sobre investimentos, desafios e avanços da educação
Secretária Goreth Sousa apresentou dados de políticas educacionais, investimentos e controle de gestão implementados pelo governo do Estado desde 2015.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Seed
Participaram os deputados estaduais Charly Jhone, Auzier, Aldilene Sousa e Jesus Pontes, além de representante da deputada Cristina Almeida.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) convidou nesta terça-feira, 9, deputados estaduais do Amapá para participarem da prestação de contas da gestão. A reunião aconteceu no auditório do Centro de Valorização da Educação (Cveduc), em Macapá, e permitiu o nivelamento de dados da educação acerca das políticas educacionais, gestão de pessoas, investimentos, desafios e avanços.

Participaram os deputados estaduais Charly Jhone, presidente da Comissão da Educação na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Edna Auzier, Aldilene Sousa e Jesus Pontes, além de representante da deputada Cristina Almeida, coordenadores setoriais da Seed e ativistas do Mapa Educação - movimento que reúne jovens de todo o Brasil para serem protagonistas na luta pela educação e referência na fiscalização dessas políticas públicas.

A Seed possui 124.415 estudantes matriculados na rede estadual. Destes, 25% compõe o ensino fundamental, 1,45% está no ensino fundamental 2 e 30% no ensino médio. Fora isso, há ainda 262 alunos matriculados na educação infantil. São 393 escolas estaduais ativas nos 16 municípios e 13.869 servidores da educação.

“Ainda temos alunos da educação infantil, que são de responsabilidade municipal. Precisamos avançar na organização da rede e na municipalização. Mais de 80% do nosso orçamento é comprometido com folha de pagamento de servidores. Então, temos que ser criativos, pois nos restam poucos recursos para projetos que impactem a educação”, explicou a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa.

Mais controle
Nos últimos anos, foram aperfeiçoadas ferramentas de controle, gestão e transparência. Entre eles está o lançamento do Cartão-Escola, que é utilizado para os gestores escolares adquirirem gêneros alimentícios para a merenda, materiais didáticos e de consumo em geral e manutenção das unidades de ensino. Desta forma, é possível acompanhar toda a execução de recursos pelas unidades escolares.
Outra ferramenta é o SigEduc, plataforma digital que está sendo integrada a todas as escolas do Estado. O recurso possibilita lançar, compartilhar e monitorar todas as informações sobre as escolas, criando um canal de comunicação entre as unidades escolares, pais e responsáveis de alunos e Seed.

Mais investimento
173 escolas já foram climatizadas no Estado, com aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Além disso, 111 tiveram revitalização predial e elétrica. Oito novas escolas foram entregues à população, duas delas no Conjunto Habitacional Macapaba. Mais de R$ 12 milhões foram investidos em bebedouros, ar-condicionado, lousas, mobiliário, carteiras, cadeiras e refeitórios para o aparelhamento das unidades de ensino.

Também, agora, estudantes e professores têm acesso ao Centro de Valorização da Educação, que fornece capacitação e atendimentos de saúde; e foram inaugurados o Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima e a Escola Bilíngue.

Projetos inovadores
Entre os projetos inovadores, estão as Escolas do Novo Saber (tempo integral) e das escolas de Gestão Compartilhada Militar são exemplos de projetos que estão dando novas oportunidades de estudo e protagonismo para os estudantes do Amapá. Também há o Programa de Aprendizagem do Amapá (Paap), estratégia do governo em parceria com os 16 municípios para fortalecer a alfabetização no Estado, entre outras iniciativas que visam melhorar os índices educacionais amapaenses.

Para o deputado Charly Jhone, o convite da Seed para a prestação de contas é uma demonstração da preocupação da gestão em dar transparência às ações e também alinhar estratégias conjuntas entre os poderes para resultados positivos. “A leitura que tenho é de uma equipe comprometida, pois foi a própria secretaria que nos convidou. Vamos, em agosto, fazer um planejamento conjunto, pois todos querem uma educação de qualidade e profissionais felizes”, considerou o parlamentar.

A secretária Goreth Sousa defendeu a união para o fortalecimento da educação amapaense. “Que possamos seguir juntos na busca por uma educação pública de qualidade. Estado, Legislativo e jovens em busca por uma educação equitativa, inclusiva e de qualidade para todos”, finalizou.

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP - (96) 3131-2200 - seed@seed.ap.gov.br
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International