sexta, 08 de novembro de 2019 - 09:55h
GEA e prefeituras assumem compromisso pela melhoria da aprendizagem nas séries iniciais
Estado quer incentivar a melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da rede pública de ensino.
Por: Gabriel Dias
Foto: Márcio Pinheiro/Secom
Governador do Amapá, Waldez Góes, reuniu com prefeitos amapaenses

Nesta sexta-feira, 8, o governador do Amapá, Waldez Góes, reuniu com os prefeitos amapaenses para compactuar as novas metas do programa Colabora Amapá Educação. O compromisso assumido pelo Governo do Estado tem foco na aprendizagem das séries iniciais, cujo objetivo é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede pública de ensino. O encontro aconteceu na residência oficial do governador.

De acordo com Waldez Góes, essa nova fase do programa busca incentivar ainda mais o regime de colaboração para que toda a rede de ensino do Estado evolua de forma equânime. “Vamos criar alguns critérios que incentivem os municípios, as escolas e os professores a atingirem as metas necessárias para melhorar os nossos índices”, destacou o gestor.

O encontro contou com a participação do ex-prefeito do município de Sobral (CE), Veveu Arruda. O município tem as notas mais altas do país – 9,1 (1ª a 5ª série) e 7,2 (6ª a 9ª série) – nas duas etapas do ensino fundamental, segundo o Ideb.

O modelo adotado pela cidade cearense servirá de inspiração para o novo pacto assumido pelo Governo do Amapá. “Queremos ajudar o Amapá a implementar um sistema que deu certo no Ceará. Um sistema que durou cerca de dez anos para ser implantado e que pode levar menos tempo, devido o cenário favorável e o comprometimento encontrado aqui", frisou Arruda.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, falou que nas próximas semanas serão enviadas três novas leis para apreciação do legislativo, que deverão modernizar a metodologia utilizada pelo programa Colabora Amapá Educação. “A intenção do Estado em reunir com os prefeitos e secretários municipais é exatamente para socializar e compactuar esses avanços”, reforçou a secretária.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, aprovou a proposta apresentada pelo governo amapaense e garantiu apoio para implementação desta nova fase de programa. “Temos o entendimento de que a proposta é avançar em um dos nossos principais problemas na educação e na aprendizagem. E, da forma que o governador está propondo, vai ser uma forma de incentivo, então, ele pode contar com Macapá”, garantiu o gestor.

O prefeito do município de Mazagão, Dudão Costa, também assumiu o compromisso pelo avanço do ensino básico no Amapá. “Eu, como professor, sei exatamente da necessidade de inovar o nosso sistema de ensino, e essa proposta do Estado vai trazer ganhos para a educação amapaense", disse o prefeito.