quinta, 17 de junho de 2021 - 17:49h
Gestores escolares devem ficar atentos ao início da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021
Prazo para cadastro das informações no Sistema Educacenso inicia no dia 18 de junho. Os dados são fundamentais para subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais.
Por: Fernando Carneiro
Foto: Divulgação/Seed

Inicia na próxima sexta-feira, 18, a primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021. Gestores e secretários escolares deverão inserir as informações referentes à declaração de dados de suas respectivas unidades de ensino. As informações devem ser cadastradas no sistema Educacenso.

Clique aqui para acessar o Educacenso

Os gestores deverão fazer o preenchimento dos dados até o dia 23 de agosto. Esse é o maior levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional. Ele é realizado anualmente e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). No Amapá, o Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Cepe/Seed-AP) é quem coordena a ação.

Além das escolas da rede pública, as unidades de ensino privadas também devem fazer a gestão das informações no Educacenso.

Live Censo Escolar Amapá

Ainda na sexta-feira, 18, a Seed promove uma live onde irá abordar as especificidades do edital do censo escolar 2021. A transmissão acontecerá a partir das 9h, no canal do Youtube da Secretaria.

Clique aqui para acessar o canal.

O evento virtual é voltado para gestores, secretários escolares e setoriais da Seed. A live conta com a participação da secretária de Educação do Amapá, Goreth Sousa; coordenadora-geral do Censo da Educação Básica, Célia Gedeon; coordenadora estadual do Censo Escolar, Socorro Tolosa; técnico do Censo Escolar, Agecivaldo dos Santos; e o diretor de Estatísticas Educacionais,  Carlos Eduardo Moreno Sampaio.

Entenda o Censo Escolar

As informações colhidas através do censo escolar constituem a base das políticas de educação básica, e servem de orientação tanto à repartição dos recursos entre estados e municípios como a implementação de programas pertinentes pelo governo federal, inclusive para pagamento de professores.

Após a publicação dos dados preliminares no Diário Oficial da União, o Inep deve divulgar os relatórios por escola, no Educacenso, para conferência, ratificação e retificação dos dados, caso necessário. A previsão é de que a preparação e divulgação dos dados finais sejam feitas entre 16 de dezembro de 2021 e 28 de janeiro de 2022.

As estatísticas da educação básica devem ser divulgadas no dia 31 de janeiro do próximo ano. A 2ª Etapa abrirá do dia 01 de fevereiro a 17 de março de 2022.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP - (96) 3131-2200 - seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá