terça, 17 de janeiro de 2023 - 21:39h
Aprovados no Encceja já podem solicitar os certificados na Seed; saiba como fazer o pedido
Participantes aprovados no exame ou com notas para aproveitamento podem pedir certificado ou declaração de proficiência
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias
O participante que tirou nota mínima de 100 pontos em cada prova objetiva e o mínimo de 5 pontos na redação tem direito ao diploma do ensino fundamental ou médio.
Os candidatos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já podem solicitar seus certificados ou declarações parciais de proficiência no Ensino Médio na Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed/AP).

A avaliação é aplicada pelo Inep, porém a emissão de certificados e declarações são de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais, que firmam termo de adesão.

O participante que tirou nota mínima de 100 pontos em cada prova objetiva e o mínimo de 5 pontos na redação tem direito ao diploma do ensino fundamental ou médio.

Caso a aprovação total não tenha sido alcançada, também é possível pedir declaração de proficiência, se o participante teve nota para aproveitamento em uma ou mais matérias.

Como solicitar o certificado?

O interessado deve primeiro verificar se sua unidade certificadora é a Secretaria de Estado da Educação (Seed/AP). Se sim, deve ir presencialmente à Seed, que fica na Avenida Fab, no Centro de Macapá, e procurar o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, para fazer a solicitação.

É preciso apresentar os seguintes documentos e cópias:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Histórico de notas do Encceja. Para o candidato que já realizou o exame mais de uma vez, é obrigatória a comprovação de notas de cada ano;
  • O participante que tiver dificuldades para ir até a Seed, pode escolher alguém para entregar seus documentos e preencher o requerimento de solicitação do certificado. Neste momento, não será necessário procuração.

 

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame, para o ensino fundamental, e jovens e adultos, com no mínimo 18 anos, para o ensino médio, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP
(96) 31312-200
seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá