terça, 18 de agosto de 2020 - 20:27h
Kits Merenda em Casa: pais falam sobre a importância do programa para as famílias
Quarta etapa etapa do programa distribuiu aproximadamente 40 mil kits desde segunda-feira, 17.
Por: Valdeí Balieiro
Foto: Erich Macias
Todos os 120 mil estudantes matriculados em escolas da rede estadual de ensino devem receber o kit de alimentos em suas respectivas unidades escolares.

Com filas controladas e obedecendo todas as normas de prevenção à covid-19, pais de alunos matriculados na Escola Estadual José de Alencar, na zona sul de Macapá, não encontraram dificuldades para receber o Kit Merenda em Casa nesta terça-feira, 18.

A 4ª etapa do programa iniciou na segunda-feira, 17, e já distribuiu aproximadamente 40 mil kits para alunos de escolas da rede estadual.

Veja o cronograma de entrega nas instituições de ensino clicando aqui.

O kit é composto por 11 itens que fazem parte da alimentação escolar e atende estudantes dos 16 municípios . Trata-se de uma estratégia do governo para disponibilizar alimentação aos alunos durante o isolamento social devido à covid-19.

A atendente Gleycyanne Valente, 29 anos, é mãe de um estudante da Escola José de Alencar. Ela conta que o kit chega em um momento importante.

“O momento exige que nos adaptemos às condições impostas pela pandemia. Por isso, os kits que estamos recebendo são um complemento para que muitos estudantes, principalmente aqueles com menos recursos, não sejam tão prejudicados”, disse Gleycyanne Valente.

Apoio para as famílias

Atendendo 425 alunos, do 1º ao 9º ano, a Escola Estadual Castro Alves, na capital, também está realizando a entrega das cestas.

A empregada doméstica Rosivane Correa, 33 anos, é mãe das alunas Daniele Cardoso, 15 anos, e Vaniele Cardoso, 13 anos. A trabalhadora celebra o fato de que o auxílio chega no momento em que ela acabara de conseguir um emprego.

“Eu estava há alguns meses sem trabalhar, mas agora consegui um emprego e, com mais esse kit, estou podendo complementar a alimentação de casa para que não falte nada às meninas. Vivemos um momento delicado e todo apoio é bem-vindo”, comentou Rosivane Correa.

A visão de Rosivane é compartilhada por Naara Batista de Lima, 35 anos, mãe de aluno na Escola Estadual Augusto dos Anjos.

“O direito dos estudantes em receber essa alimentação vem sendo garantido. Enquanto isso, aguardamos que todo esse momento passe logo e as escolas voltem a abrigar os estudantes no ‘novo’ normal”, finalizou Naara Batista.

O kit merenda em casa é composto por 11 itens de gênero alimentício: açúcar (1kg), arroz (2kg), biscoito tipo maisena (400g), bolacha salgada (400g), feijão (1kg), farinha de tapioca (1kg), flocos de milho (500g), leite em pó integral (400g), macarrão (500g), óleo de soja (900ml), sardinha em conserva (4 latas de 125g cada).

Kit de Higiene Bucal

Em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira e o Sesc Amapá, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seed), também distribui kits de higiene bucal para os estudantes.

Kit Pedagógico

Na mesma estratégia, as escolas entregam mais de 88 mil kits pedagógico aos estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das redes municipais e estadual de ensino. Os kits são compostos de livros didáticos do programa Criança Alfabetizada. O cronograma de entrega de entrega nas escolas municipais é de responsabilidade dos municípios.