terça, 20 de agosto de 2019 - 09:20h
Caravana percorrerá escolas de oito municípios para difundir práticas restaurativas
Ação visa capacitar funcionários de escolas estaduais e municipais para disseminação da paz e mediação de conflitos. Expectativa é atender mil funcionários

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) pretende difundir as práticas restaurativas em escolas estaduais e municipais do Amapá. No período de 19 a 31 de agosto, a Caravana Epaz vai ofertar o curso de práticas restaurativas para funcionários de escolas de Oiapoque, Calçoene, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari, Cutias do Araguari e Itaubal do Piririm.

A proposta visa capacitar todos os funcionários das escolas – desde o porteiro ao gestor escolar – para a mediação de conflitos, de forma que possa abrir espaço para o diálogo, reparação de danos, integração e a resolução pacífica do problema. A expectativa é alcançar mil funcionários de escolas estaduais e municipais, em regime de colaboração.

A caravana compõe o Programa Educação para a Paz, estratégia do governo para construir uma rede articulada de parceiros para disseminar a cultura de paz nas escolas e prevenir a violência, fundamentada pela Lei nº 2.282/2017. O programa desenvolve competências socioemocionais necessárias para os desafios cotidianos, e para uma formação integral.

A equipe de formadores da caravana fica três dias em cada munícipio. As formações ocorrem de 8h às 13h e de 14h às 19h. Confira o cronograma abaixo:

Oiapoque e Laranjal do Jari: 19 a 21 de agosto

Calçoene e Vitória do Jari: 22 a 24 de agosto