segunda, 21 de outubro de 2019 - 11:35h
Confira as escolas vencedoras do II Festival de Bandas e Fanfarras promovido pelo Amapá
Bandas escolares ganharam o primeiro lugar nas categorias fanfarra simples, percussão e banda show, respectivamente. Festival reuniu 23 grupos musicais na Orla
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Seed
A Banda Fanfest, da Escola Estadual Joaquim Nabuco, ganhou o primeiro lugar na categoria percussão

As escolas Gonçalves Dias, Joaquim Nabuco e Esther Virgolino foram as grandes vencedoras do II Festival de Bandas e Fanfarras. Elas ganharam o primeiro lugar nas categorias fanfarra simples, percussão e banda show, respectivamente. O evento ocorreu no sábado, 19, e reuniu 23 bandas marciais e fanfarras de escolas públicas do Amapá e do Pará, em participações especiais e disputas em frente à Casa do Artesão, em Macapá.

O espaço foi tomado por alegria, festa, criatividade e inovação. Alguns grupos vieram de municípios distantes para participar do Festival. Além de Macapá, houve apresentações de Mazagão, Amapá, Serra do Navio, Laranjal do Jari, Tartarugalzinho, Oiapoque, e Monte Dourado (PA). Dos 23 grupos, 15 participaram da competição, divididos nas categorias fanfarra simples, percussão e banda show. As bandas foram julgadas por um time de jurados da Federação de Bandas, Fanfarras e Regentes do Amapá (Febfrap).

De acordo com o maestro Elias Santos, presidente da Febfrap, as bandas foram avaliadas nos aspectos visuais, musicais, e corpo coreográfico. “No visual, é pontuado a roupa, evolução, movimentação e nível de dificuldade. Na parte musical, são verificadas a afinação, o conjunto de acordes, a dinâmica do grupo. E, por fim, é avaliado a criatividade do corpo coreográfico, a evolução, sincronismo e o garbo”, explicou o maestro.

Uma das bandas escolares vencedoras foi a Fanfest, da Escola Estadual Joaquim Nabuco, localizada em Oiapoque, distante 590 quilômetros da capital amapaense.  Ela ganhou o primeiro lugar na categoria percussão, a categoria mais concorrida do Festival, com oito grupos disputando o troféu. O maestro Josué Pantoja relata como foi a viagem até Macapá e a expectativa do grupo para p festival.

“Viemos de muito longe. Foram 14 horas de viagem. Mas estamos aqui com toda força e toda garra. A banda é comporta por 35 componentes, entre percussionistas e balizas. Todos com vontade de levar mais uma vitória para o Oiapoque”, disse o maestro Josué Pantoja.

Festival

O festival é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Febfrap, e apoio da Secretaria Extraordinária da Juventude (Sejuv), Secretaria de Cultura (Secult), e da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa). O evento visa estimular a criação de bandas marciais em todo o estado, promover o intercâmbio entre os integrantes para aprimorar métodos e técnicas, desenvolver vocações e aptidões musicais, e incentivar a musicalidade, a participação comunitária, o respeito e o civismo.

Resultado 2019

Fanfarra Simples

1°- Gonçalves Dias (Macapá)

2°- Nazaré Rodrigues (Laranjal do Jari)

3°- Alzira Lima (Tartarugalzinho)

Banda de Percussão

1°- Joaquim Nabuco (Oiapoque)

2°- Domingos Valente (Mazagão)

3°- IFAP (Macapá)

Banda Show

1°- Esther Virgolino (Macapá)

2°- Mineko Hayashida (Laranjal do Jari)

3°- Lima Neto (Macapá)

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP
(96) 31312-200
seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá