quinta, 17 de outubro de 2019 - 16:21h
Inscrições para Chamada Escolar Unificada 2020 iniciam nesta segunda, 21
Processo poderá ser realizado pela internet até o dia 10 de novembro. A chamada é pré-requisito para as etapas de pré-matrícula e matrícula na rede pública.
Por: Da Redação
Foto: Erich Macias/Seed

A partir desta segunda-feira, 21, iniciam as inscrições para a Chamada Escolar Unificada 2020, da rede pública de ensino no Amapá. O processo se estenderá até o dia 10 de novembro e poderá ser realizado online em todos os 16 municípios. A Chamada Escolar é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e as secretarias municipais de Educação de Macapá e Santana.

O procedimento tem a finalidade de recensear estudantes que pretendam ingressar na Educação Infantil, nos ensinos Fundamental e Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A chamada não garante a vaga na escola pretendida, mas ao preencher os dados, o inscrito identifica o bairro que pretende estudar.

A primeira fase da pré-matrícula escolar, prevista para janeiro de 2020, será destinada, prioritariamente, a estudantes que atenderam à Chamada Escolar Unificada, possibilitando mais opções de escolha.

O processo também será destinado a estudantes concluintes, em 2020, do 2º período da Educação Infantil, e dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em unidades escolares que não ofertem os ensinos Fundamental e Médio, respectivamente.

A chamada também destina-se àqueles que necessitam mudar de escola. A inscrição é pré-requisito para as etapas de pré-matrícula e/ou matrícula ao ano letivo de 2020.

Inscrição online

Os interessados em estudar em escolas públicas urbanas e rurais dos municípios que possuem internet poderão preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.escolapublica.ap.gov.br.

As escolas localizadas em áreas urbanas dos municípios vão oferecer suporte para que pais e/ou responsáveis que tiverem dificuldade de acesso à internet, possam realizar o processo. Essas escolas disponibilizarão computadores e profissionais para auxiliar na inscrição online.

Essa modalidade de inscrição estará disponível em todos os municípios com acesso à internet.

Presencial

O preenchimento do formulário impresso será destinado, exclusivamente, aos interessados em estudar nas escolas estaduais e municipais localizadas na zona rural dos municípios onde não há acesso à internet. O formulário estará disponível diretamente nas escolas. Neste caso, as escolas também ficarão responsáveis por auxiliar os estudantes no preenchimento da ficha de inscrição.

Documentos necessários

Para preencher o formulário da chamada (online ou presencial) é obrigatório fornecer os seguintes dados e documentos:

Estudante: certidão de nascimento, CPF, carteira do SUS e, quando maior de idade, e-mail.

Responsável: RG, CPF, comprovante de residência e e-mail.