quarta, 22 de março de 2023 - 15:58h
'Estimula o conhecimento e a curiosidade das crianças', diz professora sobre a prova que avalia alfabetização dos alunos
Avaliação é aplicada até dia 31 para mais de 12 mil estudantes de 417 escolas das redes estadual e municipal.
Por: Bárbara Ribeiro
Foto: Glauber Tiriyó/Seed
Professora Rubissônia Seixas orienta alunos sobre a avaliação

A Escola Estadual Predicanda Lopes, na zona oeste de Macapá, é uma das 417 instituições de ensino onde a Secretaria de Estado de Educação (Seed) aplica os testes que avaliam o nível de alfabetização dos alunos do 2º ano do ensino fundamental. O objetivo é avaliar como essas crianças estão ingressando nesta fase da vida escolar.

Os professores que já atuam nas salas de aula foram credenciados e capacitados para aplicar a Avaliação Diagnóstica de Fluência por meio de um aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Os testes iniciaram na terça-feira, 21, e seguem até 31 de março nas escolas estaduais e municipais de todo o estado, alcançando mais de 12 mil estudantes.

Na Predicanda Lopes, 100% das 64 crianças aptas para o exame já foram avaliadas. A escola foi a primeira da zona urbana de Macapá a bater a meta. A professora Rubissônia Seixas, da Escola Predicanda, acredita que a tecnologia do uso da ferramenta trouxe facilidade e inovação para todo o processo.

“A participação dos nossos alunos foi boa porque não é uma avaliação comum, do jeito que estamos acostumados. O aplicativo desperta interesse e curiosidade nas crianças, deixando nosso trabalho mais simples e ágil”, afirmou a educadora.

Ainda em 2023, a Seed vai aplicar outras duas avaliações para acompanhar a evolução do desempenho dos alunos.

“Fizemos uma verdadeira força-tarefa. Mobilizamos todos os professores disponíveis, pais e responsáveis para que as aplicações não se estendessem até a data final e para que nenhuma criança faltasse”, disse Glauber Lobato, gestor da escola.

Além de identificar o nível de alfabetização, a estratégia vai possibilitar o desenvolvimento de um plano de trabalho que possa atender as necessidades de cada criança e proporcionar dados concretos dos avanços que a escola conseguiu ter de um ano para o outro, garantindo que o aluno adquira as habilidades necessárias para ser alfabetizado na idade certa.