terça, 21 de março de 2023 - 15:31h
Escola quilombola homenageia aluna no Dia Internacional da Síndrome de Down
Data é celebrada em 21 de março. Colegas e professores publicaram nas redes sociais a rotina escolar de Luciana Mendes, demonstrando o carinho e respeito pela estudante.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Divulgação
Estudantes fizeram um dia comemoração, respeito e homenagem à colega de turma Luciana Mendes, aluna com síndrome de Down

No Dia Internacional da Síndrome de Down, estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Quilombola Estadual Daniel de Carvalho, no Distrito da Pedreira, em Macapá, homenagearam a colega de turma Luciana Mendes, 35 anos, uma aluna com síndrome de down. A data é celebrada na terça-feira, 21. 

Os alunos espalharam cartazes na unidade de ensino sobre respeito, inclusão e informações sobre a síndrome de Down,  que é uma alteração genética causada por uma divisão celular atípica, pois ocorre quando, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias, ou seja, um cromossomo número 21 a mais em todas as células.

A homenagem foi replicada no Instagram da escola @escola_qdanieldecarvalho, com publicações que retratam a rotina da aluna, o reconhecimento de suas habilidades e o carinho que estudantes, professores e gestores têm por ela.

"Nossa homenagem é pelo reconhecimento das habilidades da Luciana. A quantificação de cromossomos é incapaz de definir a essência de uma pessoa", disse a gestora da escola, Vera Ribeiro.

A professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Maria Claci Lopes, comenta que este momento é importante porque gera aprendizagem e interação na escola.

“Na confecção dos materiais, os estudantes aprendem mais sobre como lidar com a pessoa com síndrome de Down, sobre fator genético, características e comportamentos. E que é uma ocorrência genética e não uma doença”, enfatizou.

Dia Internacional da Síndrome de Down

Formalizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, o Dia Internacional da Síndrome de Down não é uma data apenas de celebração das pessoas que vivem com a síndrome, e sim de conscientizar a população sobre direitos, respeito e estimular políticas públicas de inclusão social.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil nasce uma criança com trissomia a cada 600 a 800 nascimentos, independentemente de etnia, gênero ou classe social.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP
(96) 31312-200
seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá