terça, 22 de junho de 2021 - 08:43h
'Meus pais agora terão um filho médico', diz estudante da rede estadual aprovado em quatro universidades públicas
A última aprovação foi em medicina, na sexta-feira, 18, no processo seletivo da Universidade Federal do Amapá.
Por: Fernando Pereira
Foto: Arquivo Pessoal/Alessandro Soares

O estudante Alessandro Soares, de 18 anos, pôde ver a sua dedicação aos estudos render cinco aprovações em vestibulares pelo Brasil. Aluno da Escola Estadual Augusto dos Anjos, da zona norte de Macapá, a última aprovação foi no curso de medicina, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), onde o listão dos aprovados foi divulgado no dia 18 de junho.

Alessandro já havia conquistado outras quatro aprovações em instituições públicas: Engenharia Civil no Instituto Federal do Amapá (Ifap); Engenharia Naval na Universidade Federal do Pará (Ufpa); Engenharia Nuclear na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Brasília (UNB). Com a aprovação na Federal do Amapá, o jovem optou em ficar próximo da família.  

“A sensação de ser aprovado é muito boa, a ficha ainda não caiu. Meus pais não tiveram como cursar o ensino superior, mas agora terão um filho médico. Sempre foi meu sonho dar esse orgulho para eles. O mérito da minha aprovação eu devo muito aos dois”, disse o estudante.

A rotina de estudos do Alessandro, mesmo com a pandemia, era bem intensa. Pela manhã, ele focava nas atividades online da escola, e nos demais turnos, revisava as matérias que encontrava mais dúvidas.

“A minha rotina era acompanhar o ensino online da escola, principalmente nas áreas de redação e matemática, depois eu estudava de tarde e de noite, fortalecendo as outras áreas para fazer uma boa prova”, completou.

A partir da pandemia, as escolas estaduais reforçaram o uso das tecnologias na educação, com o apoio de um leque de ferramentas disponibilizadas pela Secretaria de Educação e parceiros. José Maria, diretor da escola Augusto dos Anjos, enfatiza que o compromisso do corpo docente da escola com a adequação da nova metodologia de ensino, através do Sistema de Gestão da Educação (SigEduc), e a entrega dos cadernos de atividades impressas, fizeram a diferença na aprovação do Alessandro e outros estudantes.

“A gente se sente muito feliz quando vários estudantes da nossa escola passam no vestibular, é como se estivéssemos aprovando um filho nosso”, comemorou José.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP
(96) 31312-200
seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá