terça, 23 de fevereiro de 2021 - 12:19h
'Teremos escolas de tempo integral em todos os municípios', diz governador ao entregar novos espaços em escola de Santana
A escola estadual em tempo integral Augusto Antunes recebeu investimentos de quase R$ 1,5 milhão para ampliação e adaptação de sua unidade.
Por: Valdeí Balieiro
Foto: Vandy Ribeiro/Seed

O Governo do Amapá entregou à comunidade escolar do município de Santana, nesta segunda-feira, 22, os novos espaços da Escola Estadual de Tempo Integral Augusto Antunes. A escola foi ampliada e passou adaptações proporcionando novos ambientes que contemplarão os 334 estudantes matriculados na unidade de ensino.

Com o investimento de R$ 1.466.585,00, a escola passa a ter refeitório com ampla cozinha industrial, escovódromo, banheiros, vestiários para estudantes e professores, passarelas de acesso e sala de planejamento e práticas pedagógicas.

O governador do Estado, Waldez Góes, participou da entrega dos novos espaços e enfatizou que o investimento reflete a postura do governo com relação à educação visando melhorar, ainda mais, as condições das escolas e implantar o ensino em tempo integral em todos os municípios.

“Ampliamos os investimentos em infraestrutura, tecnologia e produção de material didático nas unidades escolares. Pactuamos com todos os municípios  por meio do regime de colaboração, porque não estamos preocupados apenas com os estudantes que estão nas escolas estaduais. As condições foram criadas para a educação do Amapá melhorar ainda mais devido ao compromisso que todos temos. E reafirmo que teremos escolas em tempo integral em todos os municípios”, completou o governador.

Desde 2017, a escola Augusto Antunes funciona no regime de tempo integral, caracterizada como Escolas do Novo Saber, em novo formato do ensino médio, onde o estudante é o protagonista.

Marcos Leão, que cursa o 3º ano na escola, conta que os novos espaços oferecem mais conforto e contribuirão para a qualidade do ensino dada aos estudantes da unidade.

“O antigo ambiente era pequeno, mas esses novos espaços nos dão mais segurança e conforto. É um novo progresso para a escola e que traz mais estabilidade e qualidade para o ensino integral”, pontuou o estudante.

Para Juvenil Cardoso, de 52 anos, militar da reserva e pai de um estudante da escola, entregar um ambiente com maiores condições para que estudantes e professores possam exercem suas atividades é muito importante.

“Essa iniciativa é importante para os estudantes. São eles que passam o dia inteiro na escola cumprindo carga horária de aula com pesquisa e projetos. Por conta disso, esses estudantes e também todos os professores necessitam de um tratamento padrão, com conforto para estarem bem”, comentou Cardoso.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, o governo trabalha pensando na qualidade do ensino e isso se promove através dos investimentos.

“A política educacional do governador Waldez é sinônimo de valorização da educação. Os investimentos feitos nas escolas fazem com que os estudantes venham para as unidades e sejam orientados para a vida. A escola passa a ter um valor inestimável e que nos desafia a estudar constantemente. Portanto, a mensagem principal é: quem acredita na educação, segue firme.”, finalizou Goreth.