terça, 23 de fevereiro de 2021 - 12:17h
Edição online de feira tecnológica abordará incentivos a projetos científicos
Esta será a 2ª edição do Tecquinócio SteamCamp que, este ano, acontecerá de forma online, devido a pandemia do novo coronavírus.
Foto: Divulgação/Seed

O Governo do Estado, por meio das Secretaria de Estado da Educação (Seed), promoverá a segunda edição do Tecquinócio STEAMCamp no meio do mundo. Este ano, devido a pandemia da covid-19, o evento acontecerá de forma online, entre os dias 22 e 26 de fevereiro. Confira a programação clicando aqui.

Com o tema “Enfrentando Desafios”, a feira tecnológica tem o objetivo incentivar a pesquisa científica-tecnológica no ambiente online. Foram convidadas a participarem do evento 20 escolas da rede pública.

Durante os dias da feira, haverá a execução de projetos desenvolvidos pelos estudantes e professores nas escolas contempladas com as oficinas. Além disso, também terá a apresentação dos produtos desenvolvidos pelos estudantes das demais unidades escolares.

De acordo com a organização, a ideia proporcionará a professores e estudantes de todos os níveis de ensino, um ambiente interativo e inclusivo que tenha como foco a experimentação de atividades educativas em Steam.

Ainda segundo a organização, essa iniciativa almeja-se ampliar a rede Steam no Amapá, uma vez que se concretizará através do envolvimento de diferentes esferas públicas para propiciar a disseminação dessa cultura no estado, além da construção de conhecimentos e habilidades digitais.

Steam

A cultura Steam na educação trata da interdisciplinaridade de áreas do conhecimento nos estudantes e professores para despertar habilidades e atitudes necessárias à vida contemporânea, como o pensamento computacional e o espírito de “faça você mesmo” da cultura maker.

Programa SteamCamp Brasil

Programa Steam TechCamp Brasil é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos.

Com objetivo de estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores da Seed e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (Steam).