segunda, 21 de outubro de 2019 - 10:28h
Adubo ecológico de estudante do AP é 1º lugar em Feira Internacional do Paraguai
Além do 1ª lugar, Laís Ferreira, 11 anos, da escola Santa Maria, também ganhou uma credencial para participar de outra feira internacional, no México.
Foto: Divulgação
Projeto adubo ecológico conquistou o primeiro lugar na Feria Científica -Tecnológica Mariscal Estigarribia, no Paraguai

A estudante e jovem cientista Laís Ferreira, 11 anos, e a professora orientadora Valda Barros, da Escola Estadual Santa Maria, em Macapá, representaram o Brasil no Paraguai, e conquistaram o primeiro lugar, com o projeto adubo ecológico, apresentado na Feira Científica-Tecnológica Mariscal Estigarribia (Fecimar). O evento aconteceu de 16 a 18 de outubro, em Carapeguá.

Além do primeiro lugar geral, o trabalho ganhou uma credencial para ser exposto na Feira Internacional de Innovación Ciência y Tecnologia, no México, no primeiro semestre de 2020. O projeto é apoiado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), Instituto Leva Ciência e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP).

O adubo ecológico é um fertilizante feito com aparas de lápis e resíduos orgânicos, que é utilizado no solo da horta da Escola Santa Maria. O produto já foi testado e validado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Amapá, e leva cerca de dois meses para ficar pronto para uso.

A produção da horta orgânica é utilizada na merenda escolar, e o que sobra é comercializado entre professores e comunidade escolar. O adubo ecológico já foi premiado na Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap) e na Expo Nacional Milset Brasil, em 2018.

A professora Valda Barros comemorou a premiação na Feira Internacional do Paraguai. “Graças a Deus, Amapá e Brasil bem representados. Ganhamos o primeiro lugar e a credencial para o México. Agora, já vamos viajar para outra feira. O adubo ecológico está com tudo!”, celebrou a orientadora.

Laís e Valda já embarcaram para defender o adubo ecológico na Mostratec Júnior, que iniciou nesta segunda-feira, 21, e segue até 25, na cidade de Novo Hamburgo (RS).