quarta, 25 de setembro de 2019 - 11:57h
Central do Enem vai aplicar simulado para 1500 estudantes em quatro municípios do Amapá
Prova será aplicada por empresa de avaliação educacional que produz simulado idêntico ao exame nacional, e que verifica pontos que devem ser trabalhados.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Seed
Modelo de cadernos de provas, cartão resposta e funcionamento da plataforma foram apresentados a estudantes da Central do Enem

Faltam menos de 40 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – prova utilizada como ferramenta de seleção por universidades públicas e particulares, bem como para programas de bolsas e financiamento estudantil para universitários.

Com o objetivo de monitorar, ajudar e preparar estudantes e comunidade em geral nesta reta final, a Central do Enem – preparatório gratuito ofertado pelo Governo do Amapá, sob execução da Secretaria de Estado da Educação (Seed) – vai aplicar para 1500 pessoas um simulado idêntico ao exame. A ação permitirá a familiarização com a prova e também um relatório de desempenho, por meio de uma plataforma digital.

Na tarde desta terça-feira, 24, no auditório da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, foi apresentado aos estudantes da Central do Enem como serão feitas as inscrições para o simulado presencial e o funcionamento da plataforma digital. Ambos são ofertados pela Evolucional, empresa de avaliação educacional que produz simulado idêntico ao exame nacional e que, por meio de sua plataforma, verifica pontos que devem ser trabalhados para um melhor resultado no Enem.

O consultor Denys Portugal, da Evolucional, explica que os estudantes terão os cadernos de provas e cartão resposta semelhantes aos aplicados no Enem, em condições similares ao exame oficial. Com a entrega do cartão resposta preenchido, haverá um prazo de 15 dias corridos para a empresa entregar o diagnóstico completo de como está o desempenho de cada estudante.

“É uma ferramenta de alta performance. A plataforma Evolucional traz todos os dados necessários para estudantes e escolas saberem onde precisam melhorar, e aprimorar os estudar, trocar estratégias, entre outras funções”, completou o consultor.

Saiba mais:

São quantas vagas para o simulado?

A Central do Enem vai disponibilizar 1500 vagas para o simulado, sendo 1050 para Macapá e Santana, 200 para Laranjal do Jari, 180 destinadas a Tartarugalzinho e 70 vagas para Mazagão.

Quem pode participar?

Podem participar estudantes da rede pública inscritos no Enem 2019, estudantes dos polos da Central do Enem, egressos da escola pública e comunidade em geral que está inscrita no Enem 2019.

Como faço para me inscrever?

Para se inscrever para o simulado, basta fazer o cadastro no link www.ead.nte.ap.gov.br/enem, a partir de 8h de sexta-feira, 27, até as 23h59 do dia 30 de setembro.

Quando será o simulado?

O simulado acontecerá nos dias 8 e 10 de outubro de 2019. Em Macapá e Santana, será realizado nos polos da Central do Enem, em horário de aula. São eles: Alexandre Vaz Tavares, Gabriel de Almeida Café, Esther Virgolino, Cepajob e Augusto Antunes.

Segundo Arnanda Oliveira, coordenadora da Central do Enem, essa é a oportunidade para estudantes e pessoas interessadas avaliarem como está seu rendimento e aprimorarem os estudos. “Vamos conhecer e analisar o resultado de cada estudante para melhorar e aprimorar os estudos. Com isso, intensificar as questões que eles mais tiverem dificuldades nos aulões da Central do Enem”, pontuou.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP - (96) 3131-2200 - seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá