sexta, 22 de novembro de 2019 - 12:13h
Estudantes da rede estadual aprendem robótica educacional
Mais de 50 alunos concluíram a oficina de robótica promovida pelo Centro de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Seed
Estudantes participaram de formação através de oficinas

Em novembro, o Centro de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (CAAHS/AP) promoveu oficinas de robótica educacional para cinco escolas da rede estadual do Amapá. Ao todo, 56 estudantes participaram da formação, que busca motivar a imaginação dos alunos para novas aprendizagens e curiosidade científica.

Participaram estudantes das escolas Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, Risalva Freitas de Amaral, José do Patrocínio, Esther Virgolino e Maria Carmelita do Carmo. Foram quatro dias de formação, em cada unidade de ensino, com carga horária de 20 horas. As oficinas são para disseminar a cultura maker e STEM para experimentação e prática do conhecimento.

Cultura maker é o movimento que defende que qualquer pessoa é capaz de tornar realidade suas próprias ideias; e STEM propõe unir conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para resolução de problemas.

Nesta sexta-feira, 22, aconteceu a conclusão da última oficina de robótica para seis estudantes da Escola Estadual Maria Carmelita do Carmo, em Macapá. A instituição ganhou dois kits arduino para desenvolver projetos iniciais em robótica educacional, com abordagem em STEM. Cada escola participante recebeu dois produtos.

“Não sei se querem estudar automação, mecatrônica, mas, já sabem que é uma possibilidade. Esse kit serve para iniciar no mundo da robótica. A imaginação é o único limite. Podem fazer seus robôs, suas próprias invenções e programações”, disse a professora Thais Abad, do CAAHS.

O estudante Neiloan Xavier Brito, 17 anos, cursa a 2ª série do ensino médio na escola Maria Carmelita. Para ele, foi muito interessante participar da oficina. “Para quem não sabia quase nada de tecnologia, acabei aprendendo muita coisa, como arduino, porta digital, porta analógica, entre outras. Foi bem legal”, disse.

1º TecQuinócioCamp: STEM no Meio do Mundo

As oficinas nasceram com o projeto “1º TecQuinócioCamp: STEM no Meio do Mundo”, que visa potencializar lideranças para articular e aprimorar ações voltadas à aprendizagem de STEM nas escolas. O projeto foi financiado pelo STEMTechCampBRASIL.

Com os aprendizados, os estudantes participantes vão apresentar projetos de robótica na Mostra Maker TecQuinócioCamp: STEM no Meio do Mundo, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro, no auditório do Museu Sacaca. A escola que tiver o melhor projeto ganhará uma impressora 3D, e também serão sorteados cinco kits arduinos para os alunos.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP - (96) 3131-2200 - seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá