terça, 26 de outubro de 2021 - 08:43h
Circuito Educação: Governo entrega kits de livros didáticos e materiais pedagógicos para escolas de Amapá
Cinco instituições foram contempladas com os recursos nos dias 21 e 22 de outubro.
Por: Fernando Carneiro Pereira
Foto: Pedro Gomes/Seed
A caravana da Secretaria da Educação (Seed), esteve presente no município com sua equipe técnica no período de 21 a 22 de outubro

O Governo do Estado atendeu estudantes e professores de cinco escolas da cidade de Amapá com livros dos programas Criança Alfabetizada e Skills For Prosperity, além de kits de material escolar para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A entrega, que ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro, também incluiu novos equipamentos como computadores e conjuntos de mesa.

A estratégia faz parte do Circuito Educação, que acompanha as necessidades das escolas por meio de diálogos com gestores das instituições sobre a política educacional e os programas que reforçam os avanços da educação pública.

A caravana da Secretaria da Educação (Seed) contemplou as escolas estaduais Rosendo Nascimento, Veiga Cabral, Vidal de Negreiros e Maria Esmeralda Martins de Moura, localizadas na sede de Amapá e em comunidades rurais próximas, além da escola Maria do Céu, que foi oficialmente municipalizada e passa a ser de responsabilidade da prefeitura do município.

Em todo o município do Amapá, foram entregues:

• 900 kits de livros do programa criança alfabetizada para estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental e 70 para professores;
  • 644 livros de inglês do programa Skills For Prosperity para estudantes do 6º ao 9º ano e 20 para professores;
  • 103 kits de material escolar para estudantes do EJA.

Para o gestor da Escola do Novo Saber Vidal de Negreiros, Franck Cardoso, uma das unidades contempladas com as entregas de materiais, o momento foi de extrema importância para a valorização do ambiente escolar. A instituição de ensino também recebeu equipamentos esportivos.

“Com este maior aprimoramento, vamos valorizar o aprendizado dos nossos jovens”, disse o gestor.

A estudante da Escola do Novo Saber Vidal de Negreiros, Luiza Cardoso, celebrou a entrega de materiais para a instituição.

“É um momento de de muita alegria, não só pra mim, mas para todos os alunos”, disse Luiza.

Outro ponto abordado pelo caravana foi a municipalização do ensino de escolas estaduais que ofertam do 1º ao 5º ano, além da alfabetização dos alunos.

“Trabalhamos para construir novas práticas pedagógicas, que alcancem do estudante ao gestor, para alcançarmos nosso objetivo, que é a alfabetização de todas as crianças”, afirmou a secretária, Goreth Sousa. Outras estratégias

Novos equipamentos

Foram entregues também, mobiliários e equipamentos para escolas como: computadores, conjunto de mesas, geladeiras, bombas de água e freezers horizontais.

Os técnicos da Seed orientaram os gestores sobre a solicitação dos recursos do Programa Escola Melhor (Proem), visando suprir as necessidades de revitalização, reparos nas estruturas dos prédios escolares.

A Seed também verificou os protocolos e adequações de biossegurança quanto à covid-19 nas escolas que realizaram adequações sanitárias dos espaços, com foco no retorno presencial das aulas.