segunda, 27 de setembro de 2021 - 12:01h
IX Feira de Ciências e Tecnologia do Amapá encerra programação com premiações para estudantes
Participantes tiveram suas pesquisas avaliadas ao longo da semana de programação e os vencedores foram credenciados para feiras nacionais.
Por: Fernando Carneiro Pereira
Foto: Divulgação/Seed
Participantes estiveram presentes de forma online na cerimônia de encerramento da feira

Os participantes da IX Feira de Ciências e Tecnologia do Amapá (Feceap) participaram, de forma online, da cerimônia que encerrou o evento na sexta-feira, 24, com a entrega dos resultados das pesquisas e o anúncio dos vencedores das categorias ofertadas. 

Os estudantes tiveram suas pesquisas avaliadas ao longo da semana de programação e os vencedores foram credenciados para feiras nacionais. 

Confira os projetos vencedores no YouTube da Secretaria de Estado da Educação clicando aqui

Para o coordenador da Feceap, Gilvandro Pantaleão, esta edição foi marcante pelas condições enfrentadas por conta da pandemia e também pela disputa acirrada entre os projetos. 

“A edição foi de longe a mais acirrada em todas as nossas avaliações de projeto, algumas categorias foram decididas por décimos e isso mostra como a qualidade dos trabalhos tem aumentado, foram dias de muito trabalho e de forma completamente online, mas que compensaram o esforço no final”, disse Gilvandro.  

Foram 61 projetos avaliados e 40 premiados, nas categorias: Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas nos segmentos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Ensino Médio e/ou Técnico e Superior. 

Projetos Premiados 

Entre os destaques do evento, está o projeto “Estetoscópio com Fone adaptado”, primeiro lugar na categoria Engenharias, do estudante Vitor Teles Costa, que faz parte do atendimento educacional especializado do Centro de Apoio de Altas Habilidades e Superdotação do Amapá (Caah/s).

O menino conquistou a credencial para a Associação Mundial de Feira Internacional (Wifa), que acontecerá em Porto Rico.  


O primeiro lugar geral ficou com o estudante João Pedro Silvestre, do Colégio Alfa Premium, do Paraná. A pesquisa na área ciências da saúde, intitulada “Aplicação de Resíduos Agroindustriais no Combate do Mosquito Vetor de Arbovirose (aedes aegypti)”, conquistou a credencial para participar da Associação da Indonésia de Jovens Cientistas (IYSA), na Indonésia. 

Entre as escolas do Amapá, fica o destaque para a Escola Estadual Irmã Santina Rioli, com seis premiações. Para a estudante do 6º ano, Terezinha de Pelegrim, 3º lugar na categoria Engenharias com o projeto “Hidrocofre: desenvolvimento de uma engenharia sustentável para o Arquipélago do Bailique”, ficar no pódio em sua primeira participação na Feceap, foi uma grande surpresa.

“Achei espetacular receber um prêmio logo na minha primeira participação. Ser aluna de uma escola que possui um acompanhamento na ciência facilita muito para nós, estudantes. O desperdício da água é muito grande no mundo e esse projeto foi uma forma de ajudar as pessoas e o meio ambiente”, disse Terezinha.  

Os estudantes vencedores se credenciaram para participar da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), Feira de Ciências Virtual de Roraima (Fecirr), Feira Brasiliense de Tecnologia, Engenharia e Ciência (Febratec), Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic), Expo Nacional Milset Brasil, Mostratec, Jovens Científicos Por Puerto Rico, MCL – Peru, Icyt Joven – Peru, CopaTecnoCiencias (Paraguai), Salta Expo Robótica (Argentina), Expojovem (Paraguai) e Feira de Ciências da Malásia, Associação Mundial de Feira Internacionais (Wifa) e da Associação da Indonésia de Jovens Cientistas (IYSA). 

Ao fim do evento, os coordenadores anunciaram a X Edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá, prevista para o segundo semestre do ano de 2022, no formato presencial.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP - (96) 3131-2200 - seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá