segunda, 27 de setembro de 2021 - 09:56h
Minha voz em minhas mãos: Governo do Amapá promove encontro para celebrar Dia Nacional do Surdo
Programação faz parte do Setembro Azul, mês de visibilidade sobre a inclusão das pessoas deficientes auditivas
Por: Bárbara Ribeiro
Foto: Vandy Ribeiro / Seed
Professores e alunos do CAS reunidos para celebrar o Dia Nacional do Surdo

Para celebrar o Dia Nacional do Surdo, comemorado no domingo, 26,  a Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu o evento "Minha Voz em Minhas mãos!" na manhã deste sábado, 25, com palestras, aula de atividade laboral e de zumba, além de distribuição de brindes para professores e alunos do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS) do Núcleo de Educação Específica (Nees).

A programação aconteceu de forma presencial na Praça Floriano Peixoto, em Macapá, e seguiu todos os protocolos de prevenção à covid-19.

O evento também marca o Setembro Azul - mês de conscientização sobre a acessibilidade e celebração dos avanços conquistados pela comunidade surda brasileira nos últimos anos. A diretora do CAS, Edinelma Costa dos Santos, chama atenção para a necessidade de manter as discussões sobre a inclusão das pessoas surdas todos os dias.

 "Durante todo o Setembro Azul, a comunidade surda se encontra em eventos e congressos. Mas não é só em setembro ou só no Dia do Surdo que devemos lutar pela inclusão, mas sim o ano todo. A inclusão começa a acontecer quando cada um de nós se interessa e procura aprender um pouco mais", destaca a diretora.

O professor Jonson Pureza,  que é surdo e ativista da causa, participou da programação como palestrante com o  tema "Minhas lutas, minhas conquistas" e acredita que a sociedade precisa ter mais empatia com os deficientes auditivos. 

"Somos surdos? Sim! Mas isso não significa que somos incapazes. A questão é: será que temos oportunidade? Existe concurso público para Surdos? Precisamos começar a pensar nessas acessibilidades", enfatiza Jonson.

Dia Nacional do Surdo

Oficializada pelo decreto de lei nº11.796 em 29 de outubro de 2008, o Dia Nacional dos Surdos é uma data de reflexão a respeito dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade. É também uma oportunidade de celebrar conquistas da Comunidade Surda, como o reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP - (96) 3131-2200 - seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá