segunda, 26 de julho de 2021 - 10:40h
Novo Saber: Governo do Amapá reforça ensino de tempo integral com reformas e ampliações de escolas
O governo já entregou quatro escolas de ensino em tempo integral revitalizadas, sendo uma delas a Maria do Carmo Viana dos Santos, com um total de R$ 9,2 milhões de investimentos.
Por: Da Redação
Foto: Erich Macias/Secom
Governador conversa com funcionários da escola

Dando prosseguimento às ampliações estruturais na Educação, o Governo do Amapá entregou nesta segunda-feira, 26, novos ambientes da Escola Estadual de Tempo Integral Maria do Carmo Viana do Anjos, localizada na zona norte de Macapá. Foram cerca de R$ 1,6 milhão do tesouro estadual de investimentos na obra e aparelhamento.

Com esta ampliação, a escola passa a contar com a sala de planejamento e práticas pedagógicas para os profissionais da Educação elaborarem aulas e outras atividades didáticas. Além disso, também foram entregues uma nova cozinha industrial, refeitório, banheiros e vestiários para alunos e professores.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador do Amapá, Waldez Góes, destacou os investimentos voltados na Educação e os programas que incentivam a fluência na língua portuguesa e matemática, como a alfabetização na idade certa, além das adaptações prediais para o retorno gradual e responsável das aulas presenciais.

“Temos incentivado disputas positivas na Educação, e também auxiliando as escolas de ensino básico, criando legislações, preparando materiais pedagógicos, treinando profissionais da educação, pactuando metas a serem estabelecidas e buscando soluções para os desafios pós-pandemia”, destacou.

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Goreth Sousa, reforçou que os investimentos na Educação já têm gerado resultados. Segundo ela, a Escola Maria do Carmo Viana do Anjos alcançou o índice de 80,7% de aprovações de alunos nas universidades.

“Antes, a política pública não falava em resultados. Hoje, estamos falando de uma escola que foi planejada para colocar o estudante como protagonista e capacitar os professores que fazem o trabalho de facilitadores da aprendizagem”, disse a secretária.

Novo Saber

O Governo do Amapá implantou o modelo inovador de ensino em tempo integral em 2017. Na época, foram oito instituições de Macapá e Santana que iniciaram o processo. Atualmente são 25 escolas do Novo Saber distribuídas em 11 municípios.

A ampliação estrutural e reformas de adaptação de biossegurança devem alcançar todos os 25 prédios. O governo já entregou quatro escolas de ensino em tempo integral revitalizadas, sendo uma delas, a Maria do Carmo Viana dos Santos, com um total de R$ 9,2 milhões de investimento.