sexta, 31 de julho de 2020 - 17:39h
Seed e Ministério Público alinham ações de acolhimento a estudantes em vulnerabilidade social
O encontro planeja ações futuras da parceria da Seed com o Ministério Público do Amapá, buscando a expansão dos projetos nas escolas do estado.
Por: João Marcos Chaves
Foto: Erich Macias
O alinhamento da parceria é importante para o fortalecimento dessas práticas, que trabalham na reversão de problemas que a educação enfrenta em todo o estado.

Na manhã desta sexta-feira, 31, representantes da Secretaria de Educação (Seed) e do Ministério Público do Amapá (MP-AP) reuniram para debater e alinhar as metas, ações e objetivos para a atuação conjunta em projetos de assistência e acolhimento aos estudantes da rede estadual.

O encontro, que aconteceu no auditório do Ministério Público, contou com a participação da procuradora-geral, Ivana Cei, a promotora, Sílvia de Souza Canela, e a secretária de Educação, Goreth Souza.

A parceria entre os órgãos já existe e foi debatido como serão desenvolvidas as atividades do programa E-paz, que envolve as ações do projeto Escola Restaurativa – um projeto que trabalha proporcionando assistência às escolas através de práticas pedagógicas de acolhimento.

No município de Santana cerca de 30 escolas contam com esse apoio, que refletem resultados positivos como: melhorias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); diminuindo o número de casos de violência nas escolas; colaborando com melhorias no processo de ensino-aprendizado dos estudantes.

“Se as nossas crianças e nossos adolescentes permanecerem nas escolas, sendo beneficiados por projetos como esse, nós vamos perceber um impacto positivo não só na educação, mas na saúde, na segurança pública, na melhora e desenvolvimento de todo o estado”, destacou a promotora de Justiça do Ministério Público, Sílvia de Souza Canela, que atua diretamente na promoção de ações do projeto em Santana.

Essas práticas trabalham na reversão de problemas psicológicos e de vulnerabilidade social enfrentados pelas escolas de todo estado. A secretária de educação, Goreth Souza, destacou que essa ligação faz com que o poder público e a secretaria cresçam e fortaleçam o cenário da Educação do Amapá.

"Essa proximidade entre o Poder Público e a Seed faz com que nós estejamos alinhados, trabalhando para a construção de uma Educação melhor, e isso é bom para ambos os lados, é gratificante", disse a secretária.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP
(96) 31312-200
seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá