quinta, 02 de abril de 2020 - 15:12h
Professores recebem treinamento em plataforma digital para ministrar aulas virtuais
O ambiente de Escola Virtual é uma área onde o professor poderá realizar interação de atividades com seus respectivos alunos.
Foto: Divulgação/Seed
A ferramenta da web conferência foi a última a ser inclusa na plataforma.

Na manhã desta quarta-feira (01), professores da rede pública de ensino estadual entraram no terceiro dia de treinamento para se habituarem a trabalhar com as ferramentas do Escola Virtual, atrelado ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (Sigeduc).

A sala de acesso do professor trará diversas ferramentas tais como a organização da turma virtual com abas estudante, materiais, atividades e estatísticas. O passa a passo da nova ferramenta direcionada aos professores foi ministrado por um técnico da Secretaria de Estado da Educação (Seed) através de uma transmissão ao vivo no Youtube.

De acordo com Gustavo Costa, analista de sistema do Núcleo de Tecnologia da Educação (NTE), o ambiente virtual já existia, mas o momento atual exigiu a atualização e esclarecimentos quanto ao uso de toda a plataforma.

“Essas orientações são direcionadas aos professores, mas vale lembrar que essa mesma ferramenta já existia no Sigeduc e agora, devido ao momento que passamos, surgiu a necessidade de adicionarmos uma nova ferramenta que irá auxiliar o professor nas suas aulas”, disse Gustavo Costa.

Das principais abas da ferramenta do professor, o destaque é dado para a “página inicial”, onde estará sendo mostrando a linha do tempo das aulas realizadas pelo educador, e a aba “turma”, onde poderão ser organizadas e cadastradas as aulas, conteúdos e fóruns a serem realizadas futuramente. Além delas, a aba “estudante” servirá para o controle das presenças diárias e bimestrais de cada aluno, e o lançamento de notas. Já na aba “materiais”, os tópicos de aulas criados pelo professor e que serão acessados pelos alunos ficarão disponíveis para ambos.

Os professores poderão rever o passo a passo no canal da Seed no Youtube, além de tirarem dúvidas com técnicos do Núcleo de Tecnologia da Educação (NTE) por meio do link https://nte.ap.gov.br, menu tutoriais.